Escolas de Várzea Grande se classificam para etapa estadual do Fetran

“Nós viemos com a certeza da Vitória”, foi assim que os alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB "Abdala José de Almeida", localizado no bairro São Mateus, se consagraram campeões do 16º Festival Estudantil Temático para o Trânsito – Fetran, na categoria infantil. Na categoria Infanto-Juvenil a campeã foi a EMEB "Gonçalo Domingos de Campos" – CAIC, e na categoria Infantil, a Escola "Antônio Ferreira Sobrinho", do município de Jaciara. As três escolas representarão Mato Grosso, na etapa estadual que acontecerá entre os dias 23 e 27 de novembro, no Cine Teatro, em Cuiabá.

Os alunos da Rede Municipal de Várzea Grande competiram durante os cinco dias com estudantes de mais dezessete escolas da capital, além dos municípios de Araputanga, Jaciara, Juscimeira e Pedra Preta, conquistando o primeiro e segundo lugares em suas categorias, além de conquistar os títulos na categoria infantil e Infanto-Juvenil de “melhor iluminação, sonoplastia, figurino, cenário, maquiagem, direção, texto, atriz e ator revelação”. 

A equipe destaque na categoria infantil foi o espetáculo “As cores do trânsito no mundo de aninha”, da EMEB "Abdala José de Almeida". Na categoria Infanto Juvenil, o espetáculo destaque foi “Nesse Mundo por Acidente”, da EMEB "Gonçalo Domingos de Campos – CAIC". Na categoria Juvenil, o espetáculo que vai para a final é “Há um alguém, álcool e direção”, do município de Jaciara.  

Para o secretário Silvio Fidelis, as vitórias conquistadas pelas escolas reforçam a eficácia das atividades desenvolvidas nas unidades que tiveram implementadas no Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA, onde os alunos contam com atividades diversificadas no contra turno escolar. “Nas aulas de teatro, os alunos aprendem, são aplicados, levam a sério os ensaios e os esforços são reconhecidos pelos excelentes resultados obtidos no Fetran” declarou.

O Fetran é dividido em quatro categorias: Infantil (alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com idade entre 5 e 11 anos); Infanto-juvenil (alunos do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 16 anos); Juvenil (Ensino Médio e tecnológico/ profissionalizante, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), independentemente da idade).

A Estudante Maria Clara Guerreiro Santana Silva, atriz revelação da 16º Fetran, ressalta a importância de se aprender as regras corretas de se comportar no trânsito. “Aqui eu aprendi como muitas coisas que não sabia sobre o nosso trânsito, aprendi que devemos colocar o cinto de segurança toda a vez que entrarmos no carro, que não devemos ultrapassar o sinal vermelho, além de não usar o celular enquanto dirige”, pontuou Clara.

Os destaques na categoria infantil foram:

Iluminação: Escola Salvelina Ferreira da Silva, com o espetáculo: para onde foram?

Sonoplastia: A culpa é de quem? Da EMEB Marilce Benedita de Arruda

Figurino: Heróis do Trânsito – EMEB Aristides Pompeo de Campos

Cenário: Tv Animal No Reino Encantado –  EMEB Emanuel Benedito de Arruda

Maquiagem: Me perdoe a pressa! – EMEB Euraide de Paula

Direção: Me perdoe a pressa! – EMEB Euraide de Paula

Texto: As cores do Trânsito no mundo de Aninha – EMEB Abdala José de Almeida

Atriz Revelação: Heróis do Trânsito – EMEB Aristides Pompeo de Campos

Ator Revelação: Me perdoe a pressa! –  EMEB Euraide de Paula

Ator Destaque: Heróis do Trânsito – EMEB Aristides Pompeo de Campos

Atriz Destaque: As cores do Trânsito no mundo de Aninha – EMEB Abdala José de Almeida

Na categoria Infanto-Juvenil

Sonoplastia: Neste Mundo por Acidente – EMEB Gonçalo Domingos de Campos

Figurino: Pedestre – EMEB Faustino Antônio da Silva

Cenário: Cyclus 2019 – EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes

Direção: Trânsitolino Show- EMEB Abdala José de Almeida

Texto: Trânsitolino Show – EMEB Abdala José de Almeida

Atriz Revelação: Neste Mundo por Acidente – EMEB Gonçalo Domingos de Campos

Ator Revelação: Transitolino Show – EMEB Abdala José de Almeida

Atriz Destaque: Bebida e Volante, perigo constante – EMEB Prof. Paulo Freire.

Por: Luana Silveira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook