Politica MT

Especialistas enaltecem PL da Educação Cidadã apresentado por Jayme Campos

Publicado em

A Comissão de Educação e Cultura debateu por mais de duas horas, em audiência pública realizada esta semana, o projeto de lei 4.799/2024, que institui a Semana Nacional de Educação Cidadã, a ser realizada anualmente na segunda semana de agosto. De autoria do senador Jayme Campos (União-MT), a proposta foi enaltecida por especialistas, técnicos e lideranças estudantis. A audiência pública foi requerida pela senadora Jussara Lima (PSD-PI), relatora da matéria.

O PL destaca que a formação de uma sociedade democrática e participativa depende, em grande medida, do desenvolvimento de uma consciência cidadã que valorize a participação ativa nos processos políticos e sociais. Segundo Jayme Campos, a criação da Semana Nacional ajudará a incentivar a difusão de conteúdos relacionados à educação cidadã e aos direitos da cidadania, apoiando o letramento político como uma forma de educação para a democracia.

Para a Manuella Mirada, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), a criação da Semana Nacional de Educação Cidadã representa um passo fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira, para formar um povo consciente, participativo e comprometido com o futuro do Brasil. “A gente vive em tempos de desinformação, o ódio, o autoritarismo tem que tomar conta do debate público, que a gente vem acompanhando e é justamente por isso que a educação cidadã, ela precisa ser prioridade” – destacou.

VEJA TAMBÉM  Assembleia Legislativa atua junto com o Governo de Mato Grosso para avançar na regularização fundiária

Ana Clara Oliveira, da Rede Nacional de Educação Cidadã (Rede NEC), compartilhou sua experiência pessoal “formada pelo ecossistema da educação cidadã”. Ela relatou os benefícios desse processo e assinalou que o projeto do senador mato-grossense pode significar o início da construção de uma política de Estado. “A Semana Nacional de Educação Cidadã tem potencial para transformar vidas.  Como transformou a minha e deu sentido à minha trajetória” – ela disse.

“Antes de tudo isso, para vocês terem noção, eu não sabia o que era uma audiência pública. Eu não conhecia as casas legislativas e sequer sabia que existia uma Constituição Federal.  Foi por meio da educação cidadã que eu conheci esse mundo” – disse, ao enfatizar o caráter suprapartidário que envolve o projeto, que prevê oficinas, capacitações, campanhas educativas, produção de conhecimento e visitas às instituições públicas.

Presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Antônio Eugênio Cunha, por sua vez, classificou o projeto de Jayme Campos como sendo “de extrema importância ser colocado em prática”. Ele enfatizou que a matéria permitirá combater o atual momento em que se encontra a sociedade, polarizada politicamente, “diante das discussões ideológicas que não levam a caminho nenhum, uma discussão sem fim e que a gente trata com muita mentira e muita pouca verdade”. Ele disse que a Semana Nacional de Educação Cidadã, permitirá diálogos de modo “a resgatar novamente o caminho correto que a nossa nação precisa”.

VEJA TAMBÉM  Moretto destaca articulação para rodovias pavimentadas na região Oeste

Durante a audiência, Andreika Asseker Amarante, dirigente municipal de Educação de Igarassu (PE) e presidente da Undime Pernambuco, afirmou que se trata de parte essencial da formação integral: “Falar de qualidade social, falar de equidade, é falar de formação integral para o indivíduo, é falar de formação cidadã, é falar daquele indivíduo que entende a cidadania como os direitos garantidos lá na Constituição: liberdade, igualdade, segurança, direito à vida, direitos sociais, participação política” — e os seus deveres também.

Também se manifestaram favorável a iniciativa o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, Roberto Eduardo Lamari; a representante do Conselho Federal da OAB, Silvana Niemczewski; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Manoel Gomes Araújo Filho; o representante da Andifes, reitor Marcelo Pereira de Andrade; a conselheira do Conselho Nacional de Educação, Maria do Pilar Lacerda; a coordenadora de Estratégia da Educação Básica do Ministério da Educação, Daiane de Oliveira Lopes Andrade; Hugo Silva, presidente da UBES; e, José Rui Moreira Reis, da Controladoria-Geral da União.

VEJA TAMBÉM  Deputado quer ampliar Teste do Pezinho em Mato Grosso

ATIVIDADES PREVITAS

Para alcançar os objetivos da Semana Nacional de Educação Cidadã, estão previstas 10 atividades. Além de palestras, oficinas, debates, seminários, estão previstos apoio a visitas a órgãos públicos e instituições do Poder Legislativo e Judiciário, capacitação de educadores e conscientização da comunidade escolar, promoção, produção e distribuição de materiais educativos relativos à educação cidadã nas instituições de ensino; estímulo a campanhas sobre pesquisa, produção e gestão do conhecimento e incentivo à participação qualificada em conselhos, conferências e audiências públicas.

Durante a Semana Nacional deverão ocorrer divulgação ampla nos meios de comunicação sobre o papel da educação cidadã na formação dos brasileiros, formulação de parcerias entre o setor privado e o setor público, promoção de concursos de redação, produção de vídeos e outros formatos de expressão criativa que envolvam temas relacionados à cidadania, democracia e participação política; e medidas de incentivo à compreensão da ética na política; da equidade de gênero, raça e etnia; diversidade e inclusão; dos laços indissociáveis entre Meio Ambiente e humanidade; e dos efeitos desses temas para o sistema político e a sociedade em geral.

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana