Estudantes de MT com melhor redação em concurso são homenageados pela AL

Foto: Ronaldo Mazza

A Assembleia Legislativa concedeu moção de aplausos a três estudantes da rede pública estadual que alcançaram os três primeiros lugares de melhor redação em um concurso realizado pela Defensoria Pública da União. A sessão especial ocorreu no auditório Milton Figueiredo na manhã dessa quinta-feira (5).

Em uma iniciativa liderada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), foram homenageadas as estudantes Kamila Alves da Cruz e Isadora Katherina de Moraes Silva, ambas do 9ª ano do ensino fundamental, e Ana Paula Fernandes, que cursa a 8ª série. 

Também recebeu moção de aplauso o estudante Filemon Sebalho Gomes, aprovado para a fase estadual da Olímpiada de Português, realizada pela Secretaria de Estado de Educação. Todos estão matriculadas na Escola Estadual Professora Paciana Torres de Santana, localizada no bairro Residencial Coxipó em Cuiabá.

Com o tema “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”, a Defensoria Pública da União avaliou mais de 30 mil alunos em todo o país.

Na região Centro-Oeste, o primeiro lugar foi obtido pela estudante Kamila Alves da Cruz. As estudantes Isadora Katherina de Moraes e Ana Paula Fernandes da Costa conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Com histórico de militância na educação, o deputado Wilson Santos enalteceu o resultado das estudantes e as estimulou a seguir adiante com seus planos de obter melhoria na qualidade de vida.

“Todos nós podemos transformar sonhos em realidade pelo conhecimento. Eurico Gaspar Dutra, um cuiabano, chegou a Presidência da República. Eu fui jornaleiro com orgulho na infância, cheguei a deputado federal, prefeito de Cuiabá e deputado estadual. O instrumento mais valioso é o conhecimento e é o que nos faz prosperar na vida”, disse.

Dedicação

A professora de Língua Portuguesa, Sandra da Penha, foi a responsável em trabalhar o conhecimento das três alunas que obtiveram alto desempenho na redação. Lotada na Escola Estadual Professora Paciana Torres de Santana, ela é responsável em ter criado um projeto de estímulo à leitura na biblioteca da unidade escolar.

“Quando tivemos conhecimento do concurso, convidei uma advogada especialista em direito ambiental e uma profissional para realizar uma palestra. A partir deste conhecimento, as estudantes produziram a redação e o resultado foi maravilhoso”, disse.

A estudante Kamila Alves da Cruz, que obteve o primeiro lugar, afirma que tem hábito de leitura de livros de literatura e conhecimentos gerais e sonha em ingressar na Faculdade de Comunicação Social – Jornalismo. “Ainda falta tempo para o vestibular, mas tenho identificação com o hábito de escrever”, disse.

Já a estudante Isadora Katherina de Moraes diz que sonha em ser bióloga. “Meu hábito pela leitura são livros de conhecimentos gerais. A ciência é algo que me fascina”, revela.

A mesma identificação tem a estudante Ana Paula Fernandes da Costa. “Gosto muito de pesquisa científica. Vou me dedicar aos estudos para  mais a frente ver qual carreira seguir”.

O diretor Emanuel Frank Leite de Oliveira afirmou que a homenagem do deputado Wilson Santos valoriza a educação. “Essa homenagem vinda de um poder constituído enaltece profissionais da educação nos faz trabalhar ainda mais orgulhoso em busca de resultados como estes”.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook