Estudantes têm até o dia 19 de agosto para se inscreverem em programas

A oportunidade de participar de uma imersão na rotina do Senado Federal ou da Casa Thomas Jefferson, da Embaixada Americana, os dois localizados em Brasília, ou quem sabe até um intercâmbio nos Estados Unidos podem ser conquistadas por estudantes de escolas públicas de Mato Grosso. Para concorrer às vagas, os jovens precisam se inscrever nos Programas Jovem Senador e Jovens Embaixadores, até 19 de agosto.

No caso do Jovem Senador,  as vagas são ofertadas para estudantes de escolas públicas estaduais de Ensino Médio, nas modalidades Regular, Ensino Técnico Integrada ou Educação de Jovens e Adultos, e ter, no máximo, 19 anos completos.

A responsável pelo acompanhamento do projeto na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Gláucia Ribeiro, explica que para participar é necessário elaborar uma redação com o tema “Esporte: educação e inclusão”.

“Os autores das 27 melhores redações ? um por unidade da Federação ? serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República”, conta.

Já em Brasília, os alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão computadores (desktops), sendo o 1º lugar – quatro computadores para uso coletivo da escola; 2º lugar – dois computadores para uso coletivo da escola e 3º lugar – um computador (desktop) para uso coletivo da escola.

O Programa conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

Para se inscrever no programa Jovem Senador clique aqui.

Programa Jovens Embaixadores

O programa financiado pelo governo dos Estados Unidos (foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil) é destinado a selecionar jovens que são exemplos em suas comunidades, por meio de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

As vagas do programa são destinadas a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo país, com idade entre 15 e 18 anos. Ele permite aos participantes aprimorar as suas habilidades em liderança, conhecer uma nova cultura, interagir com jovens americanos e buscar oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Em Mato Grosso, o programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). “Fora o aprendizado, os estudantes passam por experiências que rendem outras formas de enxergar o mundo, de agir, e estabelecer alianças com outras nações, além de muita diversão”, diz a Gláucia Ribeiro, responsável pelo acompanhamento do projeto na Seduc.

Os estudantes que participam do programa podem conquistar a oportunidade de uma viagem com a permanência de um mês nos Estados Unidos, na companhia de jovens do mundo inteiro, ou uma semana de imersão na Casa Thomas Jefferson da Embaixada Americana em Brasília.

O Jovens Embaixadores conta com as parcerias do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, e as empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil.

Para se inscrever no programa de 2017, os interessados podem acessar o link www.jovenembaixadores.org/2017

 

Comentários Facebook