ExpoSoea 2019 expõe atrativos culturais e regionais

Exposição da Soea (ExpoSoea) 2019,  realizada durante a  76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) em Palmas (TO), segunda-feira, 16 de setembro, reuniu  profissionais e estudantes das áreas tecnológicas, que conheceram  um pouco  dos 27 estados, apresentados nos estandes espalhados pela feira, entre eles, o estande  do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea)  e da Caixa de Assistência dos Profissionais de Creas(Mútua).

O presidente do Crea Mato Grosso, João Pedro Valente, disse que o  estande do Crea-MT deste ano destaca a diversidade do estado de Mato Grosso e da  capital Cuiabana  por meio de imagens que representam a fauna, cultura, o agronegócio e a engenharia e a paisagem urbana de Cuiabá.

“ Além da apresentação dos trabalhos das duas Câmaras Setoriais Temáticas (CSTs). A CST em Favor da Engenharia e Desenvolvimento Logístico de Mato Grosso e a CST para estabelecer a Estratégia da Agronomia e da Engenharia para o Crescimento Sustentável do Estado de Mato Grosso. “A nossa gerencia de Obras e Projetos está expondo o funcionamento da plataforma BIM, que é um processo que começa com a criação de um modelo 3D inteligente que permite o gerenciamento, coordenação e simulação de documentos durante todo ciclo de vida de um projeto, ou seja, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção”, detalhou o presidente do Crea-MT.

Presidente do Crea-MT, João Pedro Valente com funcionários do Regional Mato-grossense

A eng. civil Sonia Josete Ribeiro, gerente de Projetos e obras (Gepro) do Regional Mato-grossense explicou que o setor desenvolve trabalhos de elaboração de projetos, orçamentos, maquetes eletrônicas e a  fiscalização e acompanhamento de obras, que demandam a utilização de diversas ferramentas de desenho, ilustração, modelagem, e qualificação, sendo empregadas nessa plataforma. Dessa forma, o Conselho pretende dar continuidade na utilização da metodologia BIM, abrindo espaço para que outros órgãos possam participar da Alta de Registro de Preço Participe em andamento.

A ExpoSoea foi aberta pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, pelo presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, e pelo presidente do Crea-TO, eng. civ. Marcelo Costa Maia. E ainda lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua. A feira funciona de 16 a 19 de setembro, das 11h às 19h. Nos estandes estão sendo expostos cartilhas educativas, folders, vídeos institucionais, além de iguarias típicas regionais.

Conselheira do Crea Mato Grosso, Engenheira Civil Célia Paiva

Confira a expectativa dos participantes que vão acompanhar a 76ª Soea até quinta-feira (19):

Entre os cerca de 3.000 participantes da 76ª Soea, as expectativas em relação ao conteúdo programático são as mais diversificadas possíveis, e não poderia ser diferente, uma vez que esse público se compõe de lideranças nacionais e regionais que sustentam interesses na Engenharia e na Agronomia bastante heterogêneos.

No ponto de vista da engenheira civil Célia Paiva e  conselheira do Crea Mato Grosso, a Soea é uma ótima oportunidade para a interação entre os profissionais, para a troca de ideias e a absorção de conhecimento técnico. “Estou ansiosa, porque a programação abrange todas as áreas do interesse tecnológico e foi muito bem definida”, destacou a engenheira civil.

Rosidelma Guimarães, engenheira sanitarista do Crea-MT

Já Rosidelma Guimarães, engenheira sanitarista há 22 anos, compartilha da mesma opinião. “É muito importante essa troca de experiências entre os participantes, pois podemos observar o que está sendo feito de melhor nas suas regiões”, comentou a atual diretora da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá, que já participou de algumas Semanas de Engenharia e disse esperar que “este encontro tecnologia e Engenharia possa promover políticas com o objetivo de propor melhorias”, destacou a sanitarista.

Comentários Facebook