O vice-governador Carlos Fávaro e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, participaram da cerimônia de posse da nova presidência da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), nesta quarta-feira (31.08), em Uberaba (MG). O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) Guilherme Nolasco, e o presidente do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) Luciano Vacari, também estiveram presentes no evento.
O novo presidente eleito, o pecuarista Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, assume a função nesta quinta-feira (01.09). Borges, que é também médico veterinário, tem 37 anos de atuação na ABCZ e iniciou sua trajetória na associação como membro do Conselho Técnico da Raça Gir. Atualmente, a ABCZ tem mais de 20 mil associados.
O vice-governador Carlos Fávaro parabenizou a nova diretoria da ABCZ e deixou um abraço e o compromisso do governador Pedro Taques com a pecuária brasileira. “Nesse um ano e oito meses de gestão algumas medidas mudaram a história da pecuária mato-grossense e podem contribuir para que possamos melhorar ainda mais a pecuária brasileira”.
Ricardo Tomczyk destaca a importância da associação no cenário econômico, como uma entidade fundamental para o desenvolvimento da pecuária no país. “Não há como falar em pecuária no Brasil, sem falar em ABCZ. É a maior entidade representativa do setor e desenvolve um trabalho de extrema importância na difusão de tecnologia, principalmente no desenvolvimento da genética bovina brasileira, o que proporciona um grande aumento de produtividade, em linha com a atual política setorial de produzir mais, utilizando menos recursos, principalmente os naturais”.
Fávaro ressaltou ações como a criação do Imac, decisão tomada pelo governador considerada importante e que teve o apoio da Assembleia Legislativa. “O Imac irá promover a comercialização da carne bovina, não do gado, mas da carne, e contar com um selo que vai atestar a qualidade do produto”. Lembrou ainda da recente parceria com o grupo Carrefour. “Que irá comprar carne rastreada, de qualidade, certificada, agregando valor a carne mato-grossense e aos nossos pecuaristas”.
Para garantir a continuidade do fortalecimento da pecuária brasileira, o vice-governador pediu aos representantes e pecuaristas presentes dos estados de Goiás e Minas Gerais, que caminhem juntos frente às políticas públicas e privadas para ajudar o país a viver dias melhores.