Fiat Toro Ultra: uma picape com ainda mais jeito de SUV


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Fiat Toro Ultra 2021: rodas de aro 18 e detalhes escurecidos entre os itens exclusivos da versão topo de linha
Carlos Guimarães/iG

Fiat Toro Ultra 2021: rodas de aro 18 e detalhes escurecidos entre os itens exclusivos da versão topo de linha


Desde que a Fiat lançou a Toro, em feveiro de 2016, o carro teve lá seus ares de SUV, o que é um dos motivos do seu sucesso. O tempo passou rápido e agora, cinco anos depois, às vésperas da picape receber as primeiras mudanças mais significativas da linha 2022, eis que avaliamos a versão Ultra, a topo de linha, com caçamba coberta para parecer um porta-malas e fazer jus à sigla SUP (Sport Utility Pick-Up).

Há quem ache a Fiat Toro Ultra uma das maravilhas do mundo automotivo,mas há controvérsias. Se for considerar que o carro parte de R$ 193.717, as coisas passam a ficar ainda mais duvidosas. Será que vale mais a pena levar um SUV de uma vez?

Se a ideia é ter mais espaço para levar bagagem, de fato, não vai encontrar algo com 820 litros no porta-malas com preço parecido. O Jeep Compass a diesel mais em conta sai por R$ 195.321 e leva metade disso (410 litros).

Mas, se você acha bonito uma picape com caçamba fechada com ares SUV, então já começa a ter duas vantagens em relação aos utilitários esportivos de verdade: o espaço no porta-malas e a relação entre custo e benefício, já que estamos falando da versão topo de linha , equipada até os dentes e com itens exclusivos. Além das rodas de aro 18 montadas em pneus 225/60R 18, há detalhes escurecidos (como o logo e as lentes dos faróis), estribos laterais e engate removível da Mopar na traseira.

Por dentro, os bancos são revestidos de couro , assim como o volante multifuncional, ar-condicionado digital, sistema multimídia com tela sensível ao toque compatível com Apple Car Play e Android Auto, seletor de tipo de terreno da tração 4×4, mostrador colorido no quadro de instrumentos, faróis de acendimento automático, entre uma série de outros equipamentos, entre os quais ajustes elétricos do banco do motorista.

De qualquer forma, o motor é o 2.0 turbodiesel de 170 cv e bons 35,7 kgfm de torque a 1.700 rpm, números suficientes para dar boa agilidade ao carro, inclusive nas ultrapassagens. Como sempre, o câmbio automático de 9 marchas continua com certa hesitação entre as trocas, mas dá para optar pelo modo sequencial e trocar as marchas até pelas hastes atrás do volante. Pelos números da fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em razoáveis 10 segundos.

Mesmo com 21,8 centímetros de vão livre do solo e 1.717 kg de peso, a Fiat Toro Ultra até que se sai bem nas curvas, mas é bom ter certa cautela, embora o carro seja equipado com controle eletrônico de estabilidade. Também é preciso lembrar que os freios traseiros da picape são a tambor, o que aumenta as chances de fadiga quando mais exigidos, como em descidas de serra. Outro ponto importante é raio de giro de 12,9 metros, o que acaba dificultando as manobras em espaços apertados.

Interior também conta com predomínio dos tons escuros e com todos os equipamentos que a Toro pode ter
Carlos Guimarães/iG

Interior também conta com predomínio dos tons escuros e com todos os equipamentos que a Toro pode ter

Com o preço da gasolina nas alturas, o fato de ter um carro a diesel ajuda um pouco a fazer economia. A Fiat Toro Ultra tem tanque de 60 litros e, conforme os dados do Inmetro, faz 9,9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, dados que levam a uma autonomia de 594 km na cidade e 738 km ,a estrada, o que é apenas plausível.

Se está pensando nas vibrações dos antigos motores a diesel, esqueça. Entretanto, o nível de ruído caracteristico ainda pode ser notado a bordo, o que pode incomodar em viagens mais longas.

Conclusão

Prestes a mudar na linha 2022, Fiat Toro Ultra é uma picape com ares de SUV e um porta-malas de 820 litros. Acaba tendo boa relação entre custo e benefício se for levado em conta o valor dos SUVs médios hoje em dia. Além disso, a picape também tem itens exclusivos, como as rodas de aro 18 e os acessórios da Mopar, como o engate removível e os estribos laterais.

Ficha Técnica

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Preço:  R$ 193.711

Motor: 2.0, 16V, quatro cilindros em linha,  turbodiesel

Potência:  170 cv  a 3.750 rpm

Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão: Automática, de nove marchas, tração integral

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira)/ Independente, multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus: 225/65 R17

Dimensões: 4,91 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,68 m (altura), 2,99 m (entre-eixos)

Tanque : 60 litros

Caçamba: 820 litros

Consumo : 10 km/l (cidade) e 12,6 km/l (estrada) 

Fonte: IG CARROS

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