Geral

Fórum de Secretários aponta importantes avanços para o setor

Publicado em

Secretário de MT, Leandro Carvalho, preside o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura – Foto por: Ascom/SecultDF

Secretário de MT, Leandro Carvalho, preside o  Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

Fortalecimento da circulação da produção artística, desburocratização dos trâmites jurídicos e fortalecimento das políticas públicas estruturantes foram os pontos centrais da segunda reunião de 2016 do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura que aconteceu em Brasília (DF) nesta quinta (25) e sexta-feira (26) e da qual participaram 15 estados, entre eles Mato Grosso.

Presidente do Fórum desde março desde ano, o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, enfatizou a importância da reunião para a coesão do fórum e para o desenvolvimento estratégico das políticas culturais. “Foi muito importante para conseguirmos refletir sobre o sistema de geração de indicadores da cultura e, sobretudo, para alinharmos um posicionamento do Fórum para os próximos meses”, detalhou. “Também apresentamos uma proposta para o novo site do Fórum, onde poderemos reunir informações de todos os estados e o DF, agilizando a organização de dados setoriais”, acrescentou.

VEJA TAMBÉM  Justiça acata pedido da Defensoria e condena Energisa a pagar R$ 8 mil de indenização a idosa

O secretário de Cultura do DF, Guilherme Reis, recebeu representantes de 15 estados para o encontro de trabalho para troca de experiências entre as diversas gestões estudais da cultura. “Estamos muito bem alinhados e conseguindo trabalhar juntos por conquistas coletivas, principalmente buscando mais clareza dos regimes jurídicos. Precisamos nos preocupar com simplificação dos processos se não a gente não sai do lugar”, reconhece.

Entre outros tópicos tratados durante os dois dias de encontro estão a necessidade da criação de metodologias comuns para um sistema de indicadores da cultura e o fortalecimento e a revisão das políticas de financiamento e fomento (Procultura e Lei Rouanet).

Fundado em 1983, o fórum se consolida como um importante espaço para debate, articulação e intercâmbio das políticas culturais desenvolvidas em todo o Brasil, com função consultiva e opinativa sobre as políticas nacionais e regionais do setor. A organização possibilita a participação e atuação dos estados e do Distrito Federal na formulação de diretrizes de uma política cultural comum, respeitando as características e a diversidade cultural de cada estado e região do país. A próxima reunião acontece entre os dias 16 e 17 de novembro.

VEJA TAMBÉM  ECA faz 35 anos: conheça a atuação do Núcleo da Infância e Juventude da DPEMT
Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana