Fórum promove círculo de conversa sobre turismo comunitário

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) promove, nesta semana, o ?Círculo de Conversa sobre Cultura, Desenvolvimento Social e Turístico?, em Cuiabá (10.08) e no Distrito de Mimoso (11.08). A iniciativa é para fomentar o turismo de base comunitária que surge como uma alternativa ao modelo convencional praticado, pois prioriza a conservação da biodiversidade e o modo de vida tradicional das comunidades. O público-alvo abrange sociedade civil interessada, Poder Público, trate turístico local e entidades educacionais.

Por ser a Capital do estado e possuir a maior infraestrutura turística da região, é o município que apresenta melhor capacidade de fomentar o turismo interno, por meio do potencial emissivo de visitantes que buscam este tipo de atividade, visto que grande parte dos consumidores deste segmento são moradores do próprio entorno de Cuiabá. Outro fator a ser considerado é a singularidade cultural relacionada ao modo de vida das comunidades tradicionais presentes nos grupos do Polo Turístico Pantanal, que vai desde a produção de agricultura familiar a pecuária tradicional.

“Tal realidade evidencia a necessidade de ações que façam emergir o desenvolvimento dos grupos sociais provocando, por um lado, a valorização do patrimônio natural e cultural e, por outro, a busca de alternativas socioeconômicas que visem à melhoria da qualidade de vida da população local. O turismo de base comunitária em Cuiabá diversifica e dinamiza a economia local e regional de modo a garantir o escoamento do fluxo da Capital para as demais comunidades da região, gerando emprego e renda”, observa o secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro.

Com a finalização da reforma e a entrega do Memorial Rondon, em Mimoso (Santo Antônio de Leverger), a ação reforça o compromisso da Secretaria adjunta de Turismo da Sedec em promover o desenvolvimento da comunidade ?mimoseana?, considerando a ação um instrumento de transformação social e promoção da economia da comunidade. A região, que possui forte potencial na agricultura familiar de base baseada no extrativismo, tem dificuldade de inserção das cadeias produtivas, o que reforça a necessidade da ação.

O Fórum tem por objetivos sensibilizar e motivar a comunidade local para que ela se veja inserida e que possa contribuir com o processo de desenvolvimento da atividade turística no Distrito de Mimoso e dar aos moradores de Mimoso e entorno a oportunidade de geração de renda por meio da produção de serviços turísticos de forma associativa e comunitária. “Com a construção do Memorial, é importante que a comunidade esteja preparada para participar ativamente do processo de gestão deste espaço turístico”, conta o secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro. O Fórum tem como parceiros a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (MT Criativo), a UFMT (Agronomia e Zootecnia) e a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger.

Círculo de conversas

O evento nos dois municípios traz como palestrante o idealizador da Fundação Casa Grande ? Memorial do Homem Kariri, Alemberg Quindins. O centro cultural para as crianças de Nova Olinda, no sertão do Ceará, foi criado há mais de 20 anos com o intuito de resgatar a memória do povo do Cariri e criar um museu nas áreas de arqueologia e mitologia. Hoje, a Fundação Casa Grande recebe mensalmente cera de três mil turistas de várias partes do País é e considerado um programa voltado para a memória, comunicação, artes e turismo.

Programação

Cuiabá ? dia 10.08, às 15h, no Centro Cultural da UFMT

– Apresentação: Bosco, sobre produtos de Mimoso.

– Apresentação principal: Alemberg Quindins

Mimoso ? dia 11.08, das 13h às 17h, na Escola Santa Claudina (Distrito de Mimoso)

– Apresentação: Geraldo Lúcio, sobre Turismo Rural

– Apresentação: MT Criativo

– Apresentação principal: Alemberg Quindins

Oficinas paralelas em Mimoso – Pintura com Adriano Ferreira; Biblioteca itinerante; Jogos de reciclagem

Serviço:

?Círculo de conversa sobre cultura, desenvolvimento social e turístico?

Inscrições: Sedec – Secretaria Adjunta de Turismo – Rua Voluntários da Pátria, 118 – Centro Norte – Cuiabá, MT – Brasil – CEP: 78.050-050

Contato:(65) 3613.9303/e-mail: [email protected]

Informações com Elias Batista da Silva ou Niucelina Rodrigues Oliveira

Comentários Facebook