Governador e secretários recebem presidentes das Apaes

Jana Pessôa/Setas-MT

Os presidentes e representantes de 60 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) participaram de reunião com o governador Pedro Taques e os titulares da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) Max Russi e Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer Marcos Marrafon. O encontro aconteceu nessa segunda-feira (10.07) no Auditório Governador Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás e teve como principal pauta a celebração de parcerias para o atendimento as pessoas com deficiência.

“Quero convidar os presidentes a trazer as pessoas que frequentam as Apaes até o Palácio Paiaguás. É importante mostrar a sociedade que essas pessoas não são invisíveis. Eu me comprometo a criar formas junto com vocês para trazê-los e o primeiro município será Chapada dos Guimarães, já na semana que vem”, afirmou o governador Pedro Taques.

O governador ainda parabenizou o trabalho dos voluntários nas associações que atendem pessoas com deficiência (PCD). Os gestores das associações nos municípios foram representados pela presidente da Federação Nacional das Apaes, Aracy Maria da Silva Ledo.

“O respeito às pessoas com deficiência aumentou nessa gestão. Hoje o governo está vendo que a pessoa com deficiência é um cidadão e trabalha para que cada um receba o atendimento adequado. Esse acolhimento e tempo dispensado para os presidente é o reconhecimento do poder público ao trabalho das Apaes”, pontuou Aracy.

Por sua vez, as Apaes precisam do apoio da sociedade civil e governos para manter o funcionamento. Entre as possibilidades de apoio estão os repasses por meio da Setas que orbitam entre R$20 mil e R$ 150 mil dependendo da quantidade de pessoas atendidas po unidade.

O titular da Setas Max Russi esclareceu sobre a regulamentação de parcerias entre a administração pública estadual e as Organizações da Sociedade Civil voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência (PCD). O decreto de abril desse ano estabelece os procedimentos para o auxílio das instituições.

“O Governo tem atenção especial para o investimento nas pessoas. A efetivação dessas parceria é um pedido do governador para atenção a essa parcela da população. O valor destinado pode ser utilizado em benfeitorias, reforma, ampliação e construção”, explica Max Russi.

Já o secretário Marco Marrafon afirmou que resolver os pagamentos das Apaes na educação é uma prioridade determinada pelo governador. Ele explicou questões como a necessidade de certidões e a possibilidade de convênio por dois anos. 

O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Baiano Filho, e compõe a programação do Curso de Capacitação de Estimulação Precoce das Apaes que acontece essa semana em Cuiabá. O secretário adjunto de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcione Mendes de Pinho, também participou da reunião.

Comentários Facebook