Governador leva gabinete para Caravana da Transformação

Além de integrar as ações realizadas durante a Caravana da Transformação, o governador Pedro Taques desenvolveu atividades em seu gabinete, estruturado na sede do evento, em Peixoto de Azevedo. Durante a tarde desta sexta-feira (09.09), Taques atendeu os prefeitos e demais representantes municipais em reuniões que também contaram com a presença de secretários estaduais.

Os encontros foram importantes para ver de perto a realidade do local, além de destacar as ações que o Estado tem desenvolvido nas diversas áreas públicas. A agenda do governador segue neste sábado (10.09) e também contará com visitas em obras que estão sendo executadas no município de Peixoto de Azevedo.

“A Caravana tem como fundamento levar o Estado para perto do cidadão, trazer os secretários para os municípios para que estes possam responder as demandas onde o cidadão se encontra. A ideia é que possamos fazer com que as políticas públicas estejam próximas aos mato-grossenses. Isso é um direito do cidadão, e dever daqueles que são eleitos. Além disso, também realizamos reuniões importantes na área ambiental, de educação, segurança pública e saúde”, destacou Taques.

Junto com o vice-governador e atual secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Carlos Fávaro, os prefeitos da região ressaltaram as principais demandas na área ambiental. Porém o tema central do encontro foi a desconcentração e descentralização de licenças de baixo impacto. Atualmente, 35 cidades já receberam a autorização para emissão destes tipos de documentos.

“Assumimos um compromisso com o cidadão em levar o Estado até os municípios e temos feito isso. Nosso objetivo é estar perto para receber as demandas. A segunda edição da Caravana já mostra que este é um projeto de sucesso aprovado, em que o governo tem demonstrado que tem capacidade de inovar e fazer diferente para atender o cidadão de Mato Grosso”, confirmou Fávaro.

Prefeito de Novo Mundo, José Hélio ressaltou a importância de ter o Governo próximo aos municípios da região. “Durante a reunião foi possível abordar vários assuntos, ouvir o governador e também o vice-governador. O encontro foi importante, pois tratamos da atividade do garimpo desenvolvida na região, sobre a atividade madeireira, além de outros temas focados na área ambiental. Foi possível ver o esforço do Governo em tentar solucionar os problemas”, afirmou o gestor.

No auditório da Caravana da Transformação, Taques e o secretário de Estado de Educação (Seduc), Marco Marrafon, ouviram as demandas dos representantes da educação pública da região Norte. Por mais de uma hora, o governador conversou sobre a possibilidade de novas construções e reformas em unidades escolares, concurso público, instalação de equipamentos nas escolas, além de melhorias voltadas para os Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapro).

Para a assessora pedagógica de Matupá, Dalva Aparecida Cardoso, a reunião com o governador Pedro Taques foi produtiva. “Esta é a primeira vez, em 27 anos de profissão em Mato Grosso, que estivemos com o governador para falarmos da problemática da educação no Estado. Foi possível colocar tudo o que tínhamos em mente e trazer as demandas das escolas e dos gestores. O governador é uma pessoa muito franca e não nos deixou sem respostas. Falou sobre a realidade em poder atender, ou não, as demandas”, comentou Dalva Aparecida.

Na última reunião da sexta-feira, o governador Pedro Taques esteve com representantes da OAB-MT que atuam na região Norte de Mato Grosso, além dos secretários de Estado de Segurança Pública (Sesp), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Saúde (SES). Os temas tratados contribuíram para ampliar as ações voltadas para a região Norte do Estado.

“Além de ouvir as demandas, durante a Caravana da Transformação, nós também estamos levando informações para a população. Atualmente, na Sesp são feitas análises técnicas para distribuição de efetivo, armamento e viaturas com base nos índices criminais. Por isso é importante que as ocorrências sejam registradas. A população precisa acreditar na segurança pública”, reforçou Rogers Jarbas, titular da Sesp.

 

 

Comentários Facebook