Pesquisar
Close this search box.

Economia

Grupo GEMTE destaca educação e sustentabilidade no ‘Festival Conhecendo os ODS’

Publicado em

O Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução (GEMTE) participou da 4ª edição do Festival Conhecendo os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), realizado de 19 a 21 de novembro em formatos presencial e virtual. O evento, organizado pela NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation, uniu empresas, escolas e comunidades em atividades como painéis, webinars e oficinas culturais.

Representando o GEMTE, o diretor executivo Guilherme Alves participou do painel virtual ‘Educação Ambiental no Agro – Projeto Global Goals com GEMTE e Áster’. Durante o debate, mediado pela jornalista Juliana Bontorim, as iniciativas do GEMTE em apoio ao fortalecimento da educação em Mato Grosso foram destaques.

“Um fato interessante é que, todos os anos, os 100 alunos com melhor desempenho em inglês nas escolas públicas são selecionados para um intercâmbio de três semanas na Inglaterra. Lá, participam de estágios e recebem supervisão em universidades renomadas, com base nos resultados das avaliações de proficiência realizadas no estado. Essa iniciativa, que já ocorreu no ano passado e foi repetida este ano, faz parte de um plano de desenvolvimento contínuo”, contou Guilherme.

O diretor enfatizou o papel fundamental do GEMTE no fortalecimento da educação em Mato Grosso, apoiando o estado na melhoria das condições para professores, com salários competitivos e infraestrutura de capacitação.

“O GEMTE também foca no aprendizado dos alunos, especialmente na educação infantil e no ensino fundamental, e colabora com os municípios para desenvolver a primeira infância. Além disso, investe na modernização da infraestrutura escolar e tecnológica, e promove uma gestão educacional mais empreendedora, com acompanhamento de metas e projetos para assegurar resultados consistentes”, frisou.

VEJA TAMBÉM  JBS promoveu 3 em cada 10 colaboradores de Mato Grosso em 2024

Ele também apresentou os avanços obtidos pelo GEMTE em parceria com a Fundação Dom Cabral. “Mapeamos estratégias em cinco municípios de Mato Grosso e definimos oito projetos a serem implementados nos próximos 10 anos. O objetivo é transformar a educação em política de Estado, pensando desde a educação infantil até o ensino médio”, lembrou Guilherme.

E frisou: “No principal indicador de alfabetização infantil, Mato Grosso avançou do 20º lugar em 2021 para o 11º em 2024, refletindo de forma muito positiva o impacto das ações realizadas”.

A diretora da Áster Máquinas, Iara Nunes, elogiou as ações do GEMTE e compartilhou detalhes do Projeto Global Goals, desenvolvido em parceria com a NTICS Projetos. “Estamos promovendo a qualificação gratuita de professores por meio de uma plataforma de ensino à distância. Sustentabilidade só é possível com educação, que é a base de toda evolução”, destacou.

O painel completo está disponível no YouTube (www.youtube.com/watch?v=EJpn6pWtBkQ).

Sobre o GEMTE

O GEMTE é formado por 24 mantenedores que apoiam o seu objetivo na transformação da educação de Mato Grosso. Por meio da utilização de recursos intelectuais, financeiros e da construção de parcerias, a intenção do programa é contribuir na implementação de programas e projetos de impacto educacional. O objetivo é apoiar, defender e acompanhar a implementação de um amplo programa de desenvolvimento da educação pública municipal e estadual para Mato Grosso, para que o estado se torne uma referência nacional em até 20 anos.

VEJA TAMBÉM  Caravanas de Natal da Coca-Cola farão apresentações em dez cidades do Mato Grosso; saiba detalhes

Projeto ‘Valorizar para Crescer’ apoia profissionais da educação de Barra do Bugres

Com apoio do GEMTE e parcerias estratégicas, iniciativa promove saúde física e mental de servidores da Secretaria de Educação do município

O projeto ‘Valorizar para Crescer’, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Barra do Bugres, oferece amparo aos profissionais que dedicam suas vidas à educação. A ação conta com o apoio do Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução (GEMTE), iniciativa de empreendedores voltada ao desenvolvimento sustentável da educação em Mato Grosso, e da Fundação Dom Cabral, auxiliando municípios na criação e monitoramento de modelos estratégicos de ação para fortalecer a educação pública.

“O objetivo desse projeto é garantir que todos os servidores se sintam acolhidos e satisfeitos com seu trabalho, ao mesmo tempo que incentivamos o cuidado com a saúde pessoal”, explica Guilherme Alves, diretor executivo do GEMTE. Ele ressalta que o planejamento do projeto colocou o bem-estar dos servidores no centro das estratégias, buscando impacto gradual e contínuo na qualidade de vida dos participantes.

Nas primeiras fases do projeto, os profissionais participaram de aulas de ginástica laboral no anfiteatro da Unemat, buscando melhorar a saúde física de forma prática e acessível. Em paralelo, palestras com uma psicóloga trouxeram discussões sobre saúde mental e o equilíbrio emocional, com cinco ações realizadas ao longo do ano letivo. “O impacto foi notável, tanto pela participação expressiva quanto pela qualidade das interações”, frisa Guilherme.

VEJA TAMBÉM  Enersim garante momentos inesquecíveis para crianças em tratamento de câncer, em seu camarote na Arena Pantanal

Atualmente, o projeto está em fase de avaliação de resultados. Um questionário será elaborado para mensurar o nível de satisfação dos servidores e verificar o sucesso das ações implementadas. Embora ainda não tenha sido concluída a medição final, a percepção dos participantes revela maior conscientização sobre autocuidado e aumento na satisfação com o ambiente de trabalho.

“Com o ‘Valorizar para Crescer’, Barra do Bugres promoveu um ambiente mais saudável para seus profissionais e também demonstrou o compromisso do município em cuidar daqueles que cuidam da educação”, enfatiza o diretor do GEMTE, ao comentar que o projeto representa um passo significativo para o fortalecimento da equipe e a melhoria da educação pública na cidade.

Além das ações educacionais em Barra do Bugres, o GEMTE apoia projetos das Secretarias Municipais de Educação de Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães e Diamantino. Representantes dessas cidades se reúnem mensalmente para avaliar as iniciativas e buscar novas alternativas de boas práticas em políticas públicas educacionais.

Sobre o GEMTE


Formado por 24 mantenedores, o GEMTE apoia o desenvolvimento sustentável da educação em Mato Grosso. Com recursos intelectuais e financeiros, a organização atua na implementação e acompanhamento de programas que visam tornar a educação pública do estado uma referência nacional em até 20 anos.
Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana