Mais de 1.500 jovens participam de Dia D no Sine

Da assessoria

Até às 12h desta sexta-feira (12.08), cerca de 1.500 pessoas já compareceram a unidade do Serviço Nacional de Emprego (Sine) para participar do “Dia da Inclusão da Juventude no Mercado de Trabalho”. A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio do Emprega Rede, busca dar oportunidades para os jovens.

Entre o público que participou do chamado “Dia D”, estava Ana Caroline Gasques, de apenas 16 anos. Animada, a jovem foi até o local em busca da oportunidade do primeiro emprego. Recém chegada em Cuiabá, ela ainda cursa o 2º ano do Ensino Médio, mas já pensa em conseguir um trabalho e ser independente financeiramente.

“Se eu conseguir, será o meu primeiro emprego, então, estou bastante animada. Cheguei em Cuiabá há um mês, eu morava em Juara, e já ter essa oportunidade organizada pelo Governo do Estado, é muito bom. Eu estava à espera de uma chance dessas, para conseguir um emprego e ganhar experiência, além de claro, conseguir meu dinheirinho com meu próprio esforço”, pontuou.

Valdiney de Arruda, titular da Setas, reconhece no depoimento de Carolina justamente o espírito que o Governo do Estado quis provocar na juventude com a promoção do “Dia D”. Pontua o gestor a necessidade de que sejam realizadas ações que oportunizem a qualificação e preparação dos jovens mato-grossenses para o mercado de trabalho.

“Reafirmo nosso compromisso com a juventude. Sabemos da dificuldade que eles tem de serem inseridos nesse mercado e, por isso, estamos realizando essa ação. Além do Dia D, a Setas realiza também várias outras ações e encampa programas voltadas para esse público, para que eles tenham não só qualificação profissional, mas educacional, como é o caso do Prepara Mais”, disse.

O Prepara Mais é um aplicativo de estudos lançado pela Setas, voltado para a oferta de conteúdo educacional aos jovens que pretendem prestar o Enem ou vestibulares e mesmo para quem queira apenas obter mais conhecimento e se preparar melhor para uma futura vaga de emprego. O dispositivo é gratuito e pode ser baixado em celulares, computadores e tablets.

Qualificação

Além das vagas de emprego ofertadas ao público presente, quem estiver no local pode ainda se inscrever para as 400 vagas de cursos de Educação à Distância (EAD), ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Entre as oportunidades disponíveis, almoxarife, assistente administrativo, desenhista de produtos gráficos e outros.

Uma das jovens que foi até o Sine para tentar uma vaga de qualificação foi Jéssica Nogueira. Ela já concluiu o ensino médio e agora está em busca de se tornar ainda mais capacitada para uma eventual vaga de emprego. “Excelente essa oportunidade que estamos tendo. Fico contente de ver que estão atentos às nossas necessidades”, afirmou.

O secretário adjunto de Trabalho e Emprego, Samir Prado, destaca ainda que além das vagas de EAD, durante o Dia D os jovens podem ainda participar de uma minioficina que ensina como se preparar para uma entrevista de emprego. A importância, segundo ele, é mostrar aos jovens as formas de potencializar suas chances durante uma entrevista.

“Muitas vezes os jovens são encaminhados para uma vaga de trabalho, mas não sabem como se portar, de que forma devem se apresentar e até mesmo como elaborar um currículo. Então, estamos realizando esse minicurso para que eles saibam como agir, aumentado suas chances frente aos seus concorrentes”, destacou.

Oportunidades

Além dos cursos de qualificação, os jovens que passarem pelo local poderão aproveitar ainda serviços como corte de cabelo e design de sobrancelha, e concorrerão também a sorteio de bolsas de estudo de 50% na faculdade Anhanguera. Será também executado minicurso de orientações sobre processo seletivo.

Além disso, os jovens entre 14 e 24 anos poderão se inscrever para vagas no de trabalho que atendem às três modalidades empregatícias do Emprega Rede. A primeira é voltada para a oportunidade de “primeiro emprego”, possibilitando a contratação para jovens a partir de 16 anos. Há ainda a modalidade de “aprendizagem” para pessoas com idade entre 14 e 24 anos incompletos.

Emprega Rede

O Emprega Rede é um programa do Governo do Estado dentro do pacote de ações do Transforma Mato Grosso. O objetivo é promover a inclusão produtiva, especialmente do público vulnerável.

São pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, pessoas acima de 45 anos, jovens e egressos do trabalho escravo, tráfico de pessoas e do trabalho infantil.

As unidades da rede socioassistencial (Cras e Creas), delegacias de polícia, Sine e organizações não governamentais são a porta de entrada deste público ao Programa Emprega Rede.

Comentários Facebook