Mais sete unidades básicas de saúde passam a aplicar a vacina contra o coronavírus nesta terça-feira (07)


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Após 10 meses do início da campanha de imunização contra o coronavírus, Cuiabá entra em uma nova fase. Após a ampliação para 14 unidades básicas de saúde, em setembro, a partir desta terça-feira (07) o processo de descentralização vai continuar, com mais 7 unidades aptas a aplicarem as vacinas.

As unidades que passarão a aplicar a vacina contra o coronavírus nesta semana são: UBS Santa Terezinha I, II e III, UBS Jardim Industriário I e II, UBS São João Del Rey / Novo Millenium na regional Sul; UBS 1º de Março / João Bosco Pinheiro, Centro de Saúde CPA III, na regional Norte;  UBS Despraiado I e II  na regional Oeste e Centro de Saúde Dom Aquino, na regional Leste.

Além dessas UBS, as equipes de outras 14 unidades básicas já estão sendo capacitadas e nas próximas semanas também começarão a aplicar as vacinas. Somadas as 7 que começam nesta semana e as 14 que já realizam a vacinação, até o mês de dezembro 35 unidades básicas estarão aplicando as vacinas contra o coronavírus. A descentralização da campanha já estava prevista no Plano Municipal de Vacinação desde sua primeira versão.

A coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira, disse que a ida das vacinas contra o coronavírus para as unidades de saúde é um caminho natural, já esperado pela Secretaria Municipal de Saúde. “A aplicação de qualquer tipo de vacina é uma atribuição da Atenção Básica, ou seja das unidades básicas de saúde, então essa grande descentralização já era esperada. Por ser uma vacina que foi ansiosamente aguardada por toda a população, foi necessário fazer essa distribuição nas unidades de saúde paulatinamente”, explicou Valéria.

Comentários Facebook