Geral
Marrafon visita 12 escolas na região de Jaciara
![](https://oatual.com.br/wp-content/uploads/2016/08/ba04b0495686a27efce87409541cb658.jpg)
Com o intuito de conhecer os espaços, ouvir os profissionais da educação e alunos da rede pública, o secretário de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Marco Marrafon, visitou 12 escolas estaduais nos municípios de Jaciara, São Pedro da Cipa e Juscimeira, nesta quinta-feira (25.08). Ao lado do deputado estadual Max Russi, Marrafon recebeu as demandas das unidades escolares e anunciou que a equipe técnica da Seduc-MT, formada por engenheiros e arquitetos, estará nas escolas na primeira quinzena de setembro para analisar individualmente a situação de cada uma e buscar rapidamente solucionar problemas estruturais.
O secretário esteve em oito escolas de Jaciara, cidade situada a cerca de 150 quilômetros a oeste de Cuiabá, uma em São Pedro da Cipa e três em Juscimeira, municípios vizinhos. Juntas, as unidades atendem mais de cinco mil alunos da região, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio.
Em todas as escolas, Marrafon destacou o trabalho desempenhado pelos diretores, professores, coordenadores e assessores pedagógicos e parabenizou os profissionais que, mais do que cumprirem seus papeis, são responsáveis pela condução de projetos e iniciativas próprias de cada escola, como o cultivo de hortas, por exemplo. Pontuou, ainda, que pretende conhecer as boas práticas já desenvolvidas e aprimorá-las.
“Essas visitas são extremamente importantes para que possamos vistoriar essas escolas, verificar de perto a situação delas e traçar um planejamento adequado para a solução das demandas que nos foram passadas. Sabemos que cada uma tem suas características e peculiaridades e, nesse momento, quando vejo o olhar de vocês, vejo e sinto o carinho, o amor que constrói vidas e isso não tem valor. Vocês salvam vidas todos os dias”, disse Marrafon aos educadores.
Diretora da Escola Antônio José de Lima, em Juscimeira, a professora Sônia Pinheiro de Matos ficou emocionada com a visita do secretário de Educação e falou sobre as dificuldades enfrentadas diariamente pelos profissionais e alunos, mas garantiu que a recompensa é gratificante. “É difícil, mas é prazeroso, trabalhamos com gente de todos os tipos, classes sociais, desafios e problemas, mas a gente conversa com muitas pessoas e percebemos que isso faz a diferença e fazemos isso com amor mencionado pelo secretário”, afirmou.
Pró-Escola
Marrafon aproveitou as visitas às escolas para falar sobre o programa Pró-Escola, que contemplará os eixos Estrutura, Ensino e Inovação, e será lançado nas próximas semanas. Nas conversas com a comunidade escolar, explicou que a Seduc-MT trabalhará para melhorar a estrutura escolar, propiciando uma grande mudança na rede. “Costumo dizer que não serão escolas novas, mas sim novas escolas. Percebemos que várias escolas estão em situações que não têm a menor condição dos alunos continuarem lá e por isso lançaremos esse programa com o intuito de transformar a ambiência escolar”, adiantou.
Também falou sobre os eixos Ensino, que trabalhará com currículo, formação (aluno e professor), avaliação e correção de fluxo para diminuir a evasão escolar, e Inovação, que será focado no ensino digital nas escolas de Mato Grosso. A ideia, de acordo com o secretário Marrafon, é tornar o ensino mais atrativo para as crianças e adolescentes, com iniciativas que visem o aprendizado.
-
Policial6 dias ago
PJC prende autor de violência doméstica que utilizou celular de terceiros para ameaçar vítima
-
Mato Grosso6 dias ago
Governador entrega medicamentos para a Saúde de Cuiabá
-
Várzea Grande7 dias ago
DAE e prefeitura focam em solução e região vai receber suporte de outras ETAs
-
Policial6 dias ago
Polícia Civil prende pai por estupro das filhas de 13 e 16 anos em Colniza
-
Policial6 dias ago
Polícia Civil lamenta falecimento de pai de policial lotado na DHPP
-
Mato Grosso3 dias ago
Prefeito de Poconé celebra 244 anos da cidade e destaca impacto econômico das comemorações
-
Várzea Grande6 dias ago
Estado anuncia R$ 5 milhões em equipamentos para atendimento emergencial do Pronto-Socorro de Várzea Grande
-
Várzea Grande3 dias ago
Vacina contra dengue está disponível aos adolescentes em todas unidades de saúde