Agricultura
MDA e Embrapa lançam programa de capacitação online voltado para o fortalecimento da agricultura
Com o crescimento do mercado de trabalho formal no Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançaram um programa de capacitação online voltado para o fortalecimento da agricultura familiar e o incentivo a práticas sustentáveis no campo. A iniciativa é uma resposta ao aumento da competitividade no setor, com a crescente demanda por técnicas mais eficientes e ambientalmente responsáveis.
O programa oferece uma série de cursos online gratuitos, que já podem ser acessados na plataforma e-Campo. O primeiro curso disponível, “Bem-estar animal para produção sustentável de leite”, marca o início da sequência de treinamentos que seguirão até dezembro. Entre os temas que serão abordados, destacam-se também “Boas práticas de fabricação no beneficiamento da castanha-de-caju”, “Processamento de mandioca de mesa pela agricultura familiar” e “Produção de ovos na agricultura familiar”.
O formato digital das capacitações permite alcançar um número maior de produtores e técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em todo o Brasil, ampliando o alcance do conhecimento gerado pelas pesquisas da Embrapa. Através dessas aulas, agentes de Ater poderão aprimorar suas habilidades e aplicar práticas inovadoras e sustentáveis no campo, com foco no aumento da produção e na redução de impactos ambientais.
Com a participação de diversos grupos, incluindo assentados da reforma agrária, povos indígenas e comunidades quilombolas, o programa visa promover uma agricultura mais inclusiva e eficiente, proporcionando acesso a capacitação de qualidade. O diretor de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, destaca que a digitalização dessas capacitações é uma forma de garantir que as soluções desenvolvidas no campo da pesquisa cheguem a quem mais precisa.
A série de cursos, com início em outubro e término previsto para 6 de dezembro, representa um avanço significativo para o setor agrícola brasileiro, que continua a buscar alternativas mais sustentáveis e rentáveis, ao mesmo tempo em que gera oportunidades de crescimento para os produtores rurais em diversas regiões do país.
Fonte: Pensar Agro
-
Curtinhas4 dias ago
Procurador-geral de Sinop, Ivan Schneider, deve deixar o cargo
-
Geral4 dias ago
Congresso Florirá 2024: “Um Encontro Transformador para Mulheres”
-
Geral4 dias ago
Grupo de Mulheres convoca população para caminhada pelo fim da violência
-
Curtinhas7 dias ago
Comissão rejeita tentativa da CCJ de suspender processo de cassação
-
Economia4 dias ago
Grupo GEMTE destaca educação e sustentabilidade no ‘Festival Conhecendo os ODS’
-
Curtinhas6 dias ago
Janaina Riva descarta saída do MDB e reafirma liberdade no partido
-
Politica MT5 dias ago
Prefeita eleita anuncia enfermeira para comandar Saúde de VG
-
Artigos4 dias ago
Cuidando do quintal do vizinho