Membros do Parlatino destacam potencial de MT

AL recebe representantes do Parlatino (Foto: JLSiqueira/ALMT)

O vice-presidente do Parlatino (Parlamento Latino-Americano e do Caribe), senador Hélio José (PMDB/DF), destacou na noite de ontem (11), ao visitar a Assembleia Legislativa, que Mato Grosso tem um grande potencial para contribuir com políticas públicas afetas aos países que formam a região e de construir matizes energéticas alternativas,  principalmente por sua condição climática marcada pela solimetria (grande incidência de sol), que oportuniza o uso da energia solar, e heliotermia, que faz do estado grande produtor de biomassa para a produção de energia.  

Para ele, “é importante assinalar as necessidades dos países e dos estados que os compõem para que se possa criar políticas que proporcionem real desenvolvimento das regiões de forma a baratear os custos para a casa e a indústria, contribuindo com a qualidade de vida das pessoas que nelas vivem”.

O parlamentar destacou a receptividade do povo mato-grossense, sua culinária e danças para salientar que nosso estado

AL recebe representantes do Parlatino (Foto: JLSiqueira/ALMT)

“tem um enorme potencial de desenvolvimento e pode contribuir sobremaneira para as políticas que necessitamos”. Ele também agradeceu ao governo e ao parlamento de Mato Grosso “por aceitar o desafio de realizar essa reunião aqui”.  A reunião do Parlatino foi iniciada na manhã de ontem e prossegue até o final da tarde desta sexta-feira (12), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O evento debate infraestrutura, logística e questões estruturais de minas e energia dos países envolvidos.

Hélio José esteve na AL para ser homenageado pela Casa e recebeu do presidente, deputado Guilherme Maluf, e do deputado Elizeu Nascimento,  os livros “Cores em Mato Grosso”, de Laércio Miranda, que retrata gente e paisagens, e o livro “Atuação 180 anos de instalação da ALMT”, que conta a história do parlamento. Além de Hélio, foram agraciados representantes do Chile, Uruguai, Costa Rica, Venezuela e Equador. Na ocasião, foi feita apresentação do grupo de siriri Flor do Atalaia e de músicas pelo grupo de choro da PM, que cantou MPB de Chiquinha Gonzaga a Pixinguinha.  

AL recebe representantes do Parlatino (Foto: JLSiqueira/ALMT)

Julio Rojas Astorga da Costa Rica informou que o mundo está atento e acompanha de perto a geração de biomassa em Mato Grosso. Para ele, “é importante que através das pesquisas se possam evoluir na modificação das matrizes energéticas e o estado de Mato Grosso tem grande potencial de pesquisa e geração de energias alternativas”. Já José Ricardo Moncayo Cevallos do Equador assinalou “tive muita dificuldade de chegar aqui, tive que ir A São Paulo e depois Cuiabá, o aeroporto precisa operar vôos para Bolívia, Peru e Chile direto, para sanar dificuldades. Eu vim pelo oriente quando deveria vir pelo ocidente, muito difícil, e precisa mudar porque o Estado tem um grande potencial turístico e energético”.

O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, acredita que o debate que ocorre em Mato Grosso em razão do encontro do Parlatino poderá trazer a integração em todas as áreas de desenvolvimento e mais especialmente nos setor energético. Para ele, o estado tem grande potencial, turístico, gastronômico e energético e é preciso agora saber vender todo esse potencial. Ele lembrou que o aeroporto, por exemplo, deve se preparar para atuar com voos para a Bolívia, Santa Cruz de la Sierra, e que é preciso estreitar os laços com os demais países.

Fonte: AL MT
Comentários Facebook