Núcleo de Vistoria de Carga Pesada dobra capacidade de atendimento em novo espaç

Com capacidade de dobrar o atendimento ao usuário, o prédio do Núcleo de Atendimento de Vistoria de Carga Pesada, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (16.10), no Distrito Industrial. “Antes atendíamos no limite da nossa capacidade, entre 70 a 90 de veículos pesados por dia. Agora podemos chegar até 140, dando mais agilidade ao usuário. Essa estrutura é muito melhor e vai fornecer mais conforto ao cidadão e aos servidores”, explicou o gerente do núcleo, João Henrique Santos de Lima.

As novas instalações ocupam uma área total de 4.125,15m², com área construída de 1.007,29 m². O prédio foi alugado e reformado para esta finalidade com a planta entregue pela engenharia do Detran. Nela é possível fazer duas vistorias no fosso e mais oito caminhões simultaneamente no pátio.

Todos os veículos pesados de Cuiabá e Várzea Grande que são transferidos, precisam de manutenção de placa ou vistorias, precisam passar pelo Núcleo de Atendimento de Vistoria de Carga Pesada. Ainda incluem os veículos da categoria aluguel que precisam de licenciamento, além de táxis, van escolares e ônibus coletivos.

O presidente do Detran, Arnon Osny, explica que desde 2015 o Detran tem investido na reestruturação das unidades, na logística e no mobiliário. Esta é a 18ª unidade entregue em Mato Grosso. “Tudo isso em um período de dois anos, e o processo de investimentos em prédios não ocorria há décadas. Essa unidade foi aumentada porque a outra não atendia mais a necessidade e agora podemos atender também os veículos pesados de Várzea Grande. Até dezembro vamos inaugurar mais oito unidades. A próxima será na segunda-feira (23.10), em Vera”.

Nos próximos meses serão as Ciretrans de Rio Branco, Primavera do Leste, Canarana, Guarantã do Norte e Barra do Garças, além de outras unidades na capital e no interior do Estado. Este ano já foram inauguradas a unidade do Coxipó, em Cuiabá, e as Ciretrans de Aripuanã e Juína.

A ordem de reformas segue estudo técnico feito no início da gestão por uma equipe técnica de servidores, que mapearam e diagnosticaram a situação das unidades de todo o Estado. No início de 2016 o planejamento de reestruturação das unidades foi apresentado ao governador, que determinou a execução conforme elaborado pelos servidores do órgão.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, destacou que o Detran há muito tempo estava alijado do sistema de segurança pública e que agora faz parte do processo e a comunicação entre os bancos de dados das instituições tem feito diferença no combate ao crime. “Essa interlocução é muito grande e a sociedade mato-grossense se beneficia com o ingresso do Detran dentro do sistema de segurança pública”.

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi, os servidores farão um grande trabalho no espaço bem mais adequado. “Realmente o Detran tem avançado muito e feito grande trabalho sob liderança do dr. Osny. Os servidores passaram por capacitações, quase 90%, e isso é um grande investimento e quem ganha com isso é o cidadão. O Detran também conseguiu fazer o que muitas secretarias não conseguiram: a melhora no espaço de trabalho e com isso, melhores condições aos nossos servidores. Na Setas, onde fui secretário, temos dificuldades com espaço, mobiliário, e o Detran conseguiu ir além e temos certeza que vai avançar ainda mais e, com isso, oferecer um atendimento melhor. E essa conquista não é só da presidência do Detran, mas de todos os servidores do órgão”.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel Jonildo Assis, secretário-executivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Luiz Gustavo Tarraf, o delegado geral da Polícia Civil, Fernando Vasco, comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges e o comandante regional da Polícia Militar na região Cuiabá, coronel Edvan Manoel de Azevedo, além dos diretores e servidores do Detran.

Comentários Facebook