Artigos
O nosso momento “online” de consumir
![](https://oatual.com.br/wp-content/uploads/2016/08/maria-augusta-ribeiro.jpg)
Por Maria Augusta Ribeiro
Sabe aquela história de que querer é poder? Na web isso é possível, já que não precisamos mais esperar dia livre para fazer pesquisa de preços nas lojas para comprar a geladeira nova, o look do dia, nem esperar até que a nova temporada da série favorita esteja disponível na Tv a cabo. Fazemos isso tudo pela internet, certo?
Em menos de 10 anos mudamos os hábitos de consumo em razão da internet. Tecnologia, inovação e querer qualquer coisa, a qualquer tempo e em qualquer lugar passam a ser determinantes quando decidimos consumir no digital.
Hoje podemos tudo online. Seja para consultar o Google, aprender novos conteúdos ou traduzir exames médicos que não compreendemos.
Para entender os impactos do digital sobre nós, é preciso ter em mente que nossos momentos de consumo não são mais determinados como antes. Agora são decididos pelo “eu quero saber”, “eu quero fazer”, “eu quero ir” e “eu quero comprar”.
Veja que o verbo “querer”, para os conectados, é determinante em todas as ações online, não mais o comportamento.
Recentemente o Google fez uma pesquisa, mostrando que 94% dos usuários procuram por algo que desejam consumir enquanto realizam outras tarefas do dia a dia, como trabalhar, cuidar dos filhos ou usar transporte público. E 65% deles faz isso pelos smartphones.
No Youtube, as buscas por “como pintar uma parede”, “aprender a dirigir” e a “desmontar equipamentos” representam 72% das buscas. E os vídeos continuarão a ser o formato mais acessado.
E 79% dos consumidores brasileiros fazem compras, vão ao banco e consomem qualquer coisa porque viram nas redes sociais.
E o que podemos aprender com tudo isso? Que quem estiver em formato mobile vai criar mais oportunidades em ambiente digital, seja para vender, consumir ou aprender.
Estar em versão atrativa aos usuários não significa sucesso. Como o amor, o clientes, leads e seguidores devem ser conquistados.
Devemos pensar que a internet traz benefícios à forma como consumimos, mas também pode ser nociva e gerar impactos negativos na vida das pessoas, como consumismo, obesidade e incentivar comportamentos não aceitos pela sociedade.
Lembre-se: consumo consciente, conteúdo relevante e privacidade são ações impactantes em universo digital, já que, uma vez online, sempre estaremos expostos a experiências positivas ou indesejadas.
-
Mato Grosso5 dias ago
Prefeito de Poconé celebra 244 anos da cidade e destaca impacto econômico das comemorações
-
Política Cuiabá5 dias ago
Prefeito e primeira-dama lamentam morte de servidora da secretaria Municipal de Saúde
-
Várzea Grande5 dias ago
Vacina contra dengue está disponível aos adolescentes em todas unidades de saúde
-
Várzea Grande6 dias ago
Prefeita anuncia medidas para conter aumento de arboviroses em Várzea Grande
-
Politica MT4 dias ago
Presidente da Câmara de Poconé parabeniza prefeito e reforça união em prol do município
-
Várzea Grande5 dias ago
Projeto inovador vai implantar educação ambiental como disciplina escolar já em 2025
-
Várzea Grande5 dias ago
Flávia afirma que parcerias vão impulsionar agricultura familiar em Várzea Grande
-
Várzea Grande6 dias ago
Prefeita dá boas-vindas à turma de técnico em enfermagem em aula inaugural de 2025