Oficina debate execução financeira de políticas de assistência social – Notícias – SETAS

Gestores e técnicos de 141 municípios mato-grossenses se reuniram nesta quarta-feira (21.02) para firmar acordos que visem melhorar os recursos destinados à manutenção dos serviços e ações da Assistência Social no estado. A primeira oficina de capacitação de gestão financeira do Sistema Único de Assistência Social (Suas) foi promovida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e contou com a participação de mais de 300 pessoas.

A secretaria de Estado de Assistência Social, Mônica Camolezi, destacou a importância de acompanhar de perto os municípios. “Queremos nos aproximar, estabelecer um vínculo para que a assistência social se fortaleça e beneficie toda a população, porque é lá nos municípios que estão as maiores dificuldades e é lá onde as coisas acontecem. Isso é fazer gestão pública: estabelecer parcerias, potencializar ações, formar redes de atuação”, afirmou a gestora.

Como preparação para o encontro, os gestores responderam a um questionário elaborado pela Setas e pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso (Coegemas) onde foram identificados os perfis e as maiores dificuldades dos municípios. O levantamento subsidiou a oficina e as principais dúvidas dos participantes foram sanadas.

“Essa oficina é um reconhecimento das nossas dificuldades e uma tentativa muito válida por parte do governo do estado de nos apoiar. Esse diálogo é fundamental para que a gente encontre juntos as alternativas para resolver as questões e que as políticas sejam mais efetivas. Espero que aconteça mais vezes, porque esse apoio técnico da Setas e trocar experiências com os outros municípios faz toda a diferença pra gente”, avaliou a gestora de Rondonópolis, Márcia Rotili.

Participaram também a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT), Cleidi Eliane de Souza, a presidente do Coegemas, Solange Zago, representantes da Associação dos Municípios do Araguaia (AMA) e os secretários adjuntos da Setas, Marilê Cordeiro, da Secretaria Adjunta de Assistência Social, e Antônio Neto, de Administração Sistêmica.

A oficina precedeu a primeira reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2018, que ocorre nesta quinta-feira (22.02) no auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT). Na ocasião, os gestores e técnicos da assistência social irão planejar as ações para este exercício e pactuar agendas de execução.

Comentários Facebook