Policial
Operação mira associação criminosa instalada em Várzea Grande que aplicava golpes em 15 Estados do país

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande e em apoio a 17ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, cumpre, nesta quarta-feira (12.2), ordens judiciais em operação com objetivo de desarticular uma associação criminosa dedicada à prática de estelionatos na modalidade de clonagem de aplicativo de mensagens.
Na operação, são cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra o líder da associação criminosa, além de medidas de sequestro de valores. O investigado já possuía antecedentes por roubo em Mato Grosso.
Os alvos da operação responderão pelos crimes de estelionato (fraude eletrônica), associação criminosa e lavagem de capitais.
As investigações conduzidas pela Polícia Civil do Distrito Federal iniciaram no mês de setembro de 2024, após um morador de Taguatinga (DF) receber mensagens em seu aplicativo de um perfil com a foto de seu irmão lhe pedindo uma transferência bancária urgente. A vítima não se atentou que se tratava de um golpe e transferiu R$ 472 para a conta dos golpistas.
A investigação perdurou por cinco meses e levou a identificação dos autores, moradores de Várzea Grande, de onde praticavam golpes contra vítimas de diversos Estados do país, utilizando-se de transferências bancárias sucessivas para ocultar o proveito do crime.
Somente em dois meses, foi identificada a habilitação de 66 linhas telefônicas diferentes, com prefixos de 15 estados da federação (Espírito Santo, São Paulo, Maranhão, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Acre, Pará e Paraíba). Já a conta bancária utilizada nos golpes chegou a receber cerca de R$ 130 mil em transferências de vítimas em um único mês. O caso segue sob investigação.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Artigos5 dias ago
Quando o som e a letra dão match
-
Politica MT7 dias ago
Presidente da Câmara, Wanderley Cerqueira, assegura: ‘Vereador vai fiscalizar e legislar, doa a quem doer!’
-
Curtinhas5 dias ago
Prefeita de Várzea Grande anuncia troca no secretariado e liderança
-
Politica MT6 dias ago
CRM-MT protocola pedido de cassação contra vereador de Várzea Grande
-
Esportes6 dias ago
Flamengo vence Fluminense e abre vantagem na final do Carioca
-
Politica MT5 dias ago
Coronel Assis defende Frei Gilson e afirma que ataques não vão silenciar a verdade
-
Policial3 dias ago
Polícia Civil prende em Rondonópolis mandante de homicídio no Rio de Janeiro
-
Politica MT7 dias ago
Deputados se reúnem com sindicalistas para discutir perdas salariais