Pesquisar
Close this search box.

Politica MT

Parlamentar sugere compra de viaturas com duodécimo devolvido pela AL

Publicado em

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A situação crítica de falta de viaturas para a área de segurança pública nos municípios de Mato Grosso fez com o que o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) fizesse uma indicação, nesta semana, ao presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM). O parlamentar apresentou indicação para que, havendo a eventual devolução de duodécimo ao governo, seja destinada à aquisição de viaturas às forças de segurança do estado.

“Estou indicando, junto com deputado Silvio Fávero (PSL), para que o valor do duodécimo não utilizado pela Assembleia Legislativa, seja destinado para a aquisição de viaturas, como caminhonetes e veículos altos. Dessa forma, acreditamos que todos os deputados poderão contemplar sua base com viaturas. Já houve tempos onde a Assembleia destinou esses recursos para a compra de ambulâncias. Então, por que não agora comprar viaturas?”, questionou Claudinei, na tribuna durante sessão plenária na manhã desta quinta-feira (10).

Segundo ele, se for depender do governo do estado adquirir viaturas para contemplar os municípios, será muito difícil, mas o Parlamento estadual pode contribuir nessa iniciativa. “Sem falar que o Estado, hoje, gasta muito com locação de veículos utilizados na segurança pública. A partir dessa sugestão, o deputado estadual João Batista, por exemplo, pode indicar viaturas para o sistema prisional”, completou.

VEJA TAMBÉM  Câmara Setorial Temática irá avaliar serviços prestados por concessionária de energia elétrica em MT

Com uma população de mais de três milhões de habitantes, numa área de 348.788 mi² (trezentos e quarenta e oito mil setecentos e oitenta e oito milhas quadradas) e 141 municípios, hoje, as polícias de Mato Grosso não conseguem atender toda a extensão e isso é agravado pela falta de estrutura e efetivos.

Conforme o deputado, a Polícia Militar, além de fazer o policiamento ostensivo e repressivo nos municípios, também fica responsável, em algumas localidades, pelas zonas rurais. “Contudo, os policiais sofrem com falta de carros e caminhonetes adaptadas para o patrulhamento em áreas de difícil acesso. Já a Polícia Judiciária Civil, que é responsável pela parte investigativa, necessita de viaturas descaracterizadas e caracterizadas para realizar o acompanhamento de presos, desenvolver diligências e realizar investigações”.

Em 2016, a Assembleia Legislativa entregou 66 ambulâncias para 66 municípios de Mato Grosso via recursos devolvidos do Legislativo para o Executivo no ano de 2015.

MAIS INDICAÇÕES – Além disso, o Delegado Claudinei indicou ao governo do estado a reforma da Delegacia de Polícia Judiciária Civil (PJC) do município de Jaciara, bem como a construção de um Centro de Detenção Provisório, também em Jaciara. O parlamentar pediu, ainda a retomada da obra do prédio da Companhia de Polícia Militar do município de Dom Aquino.

VEJA TAMBÉM  Audiência pública com ministra das Mulheres debate violência de gênero

Para Rondonópolis, o parlamentar requreu a retomada do funcionamento da Companhia Independente da Polícia Militar, localizada na Vila Operária. “Mais uma vez isso mostra a questão de omissão do Estado junto ao município de Rondonópolis. Na Vila Operária, são 80 mil moradores, quase a metade da população da cidade, e não tem uma Companhia de Polícia. Eu sei que o deputado Sebastião Rezende (PSC) pleiteia a construção de um batalhão, mas enquanto este não for contruído, que pelo menos se consiga ter uma companhia”, finaliza Claudinei.

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana