Pessoas com deficiência terão atendimento exclusivo no Centro de Triagem


.

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), realiza nesta segunda-feira (21.09) atendimento exclusivo às pessoas com deficiência no Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal. 

Em consonância com o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência – anualmente reservado ao dia 21 de setembro – a ação foi planejada em parceria com a primeira-dama Virginia Mendes e integra o Programa Ser Inclusivo. 

“Será um dia especial, pensado exclusivamente para as pessoas com deficiência. É de nosso interesse que todos tenham a oportunidade de fazer o teste, no entanto, não é uma ação obrigatória. É nosso desejo que todos sejam bem recebidos e se sintam confortáveis durante o atendimento”, comentou o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Na segunda-feira, o Centro de Triagem receberá especificamente esse público para a realização do teste do coronavírus, consulta médica e entrega de medicamentos para o tratamento precoce da doença (desde que prescrito pelo médico). O início das atividades está previsto para às 8h, com encerramento às 12h.

A ação do Centro de Triagem da Covid-19 é parte do Programa SER Inclusivo, que é coordenado pela primeira-dama Virginia Mendes e cujo foco é atuar com ações voltadas à inclusão e ao respeito às diferenças.

“Este é o segundo ano que promovemos ações voltadas à pessoa com deficiência. Ano passado, realizamos o 1º desfile de moda inclusivo e foi uma ação em que me envolvi de maneira direta. A satisfação e alegria dos participantes foi algo extremamente gratificante pra mim. Este ano, por conta da pandemia, não poderemos realizar o evento, mas não deixaremos de olhar com sensibilidade e cuidado para as pessoas com deficiência. O meu Programa SER Inclusivo busca proporcionar exatamente esse cuidado e amparo”, enfatizou a primeira-dama. 

O evento deve receber 300 pessoas, além dos acompanhantes, e oferecerá transportes para aqueles que necessitarem. Serão distribuídos kits com máscara, gel e lanche individualizado após a finalização do circuito.     
                                  
O agendamento virtual do atendimento ainda pode ser feito, CLIQUE AQUI para acessar o site. Depois de acessar, escolha a opção “Dia 21/09/2020 – Exclusivo – 09h até 12h30“, coloque o número 9598 no campo e informe o código de verificação, preencha os dados do formulário eletrônico e confirme na opção agendar, para finalizar a solicitação.

Centro de Triagem
 
O Centro de Triagem é uma ação de auxílio à Atenção Básica, uma atribuição das gestões municipais. A unidade é uma das medidas implantadas pelo Governo do Estado para possibilitar a detecção e o tratamento precoces do coronavírus em adultos, como forma de evitar o agravamento da doença. 

Durante o período de 22 julho a 17 de setembro, o Centro de Triagem Covid-19 atendeu 33.959 pacientes com a realização de testes para o diagnóstico da Covid-19.

A unidade estruturada na Arena Pantanal tem auxiliado os municípios da Baixada Cuiabana na atenção básica para o enfrentamento da pandemia com tratamento precoce da doença.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook