Polícia Federal
PF combate fraude em certificados escolares para obtenção de registro de vigilante
Macaé/RJ. Nesta quarta-feira (27/5), a Polícia Federal deflagrou a Operação Libellum Falsum, com o objetivo de reprimir a compra e a utilização de certificados escolares falsos para burlar requerimentos de emissão de certificados de vigilante perante a PF. Na ação, policiais federais cumprem dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Cabo Frio/RJ (3) e de Monteiro/PB (7).
A investigação foi iniciada após uma escola de formação de vigilantes sediada em Cabo Frio encaminhar à PF requerimentos de emissão de certificados de vigilante em favor de alunos que não haviam completado o ensino fundamental. A situação estava em desacordo com a alteração normativa que passou a exigir o ensino fundamental completo para fins de certificação profissional na área. Em razão da ausência de comprovação da escolaridade mínima exigida, os requerimentos foram indeferidos pela PF.
A instituição não apresentou documentação apta a comprovar a efetiva conclusão escolar dos alunos investigados, fato que resultou na suspensão de suas atividades.
Além disso, após esse caso, outros diplomas emitidos pela instituição de ensino de Monteiro/PB foram levados por requerentes à Unidade de Controle e Vistoria da Delegacia de Polícia Federal em Macaé/RJ, para fins de emissão do certificado de vigilante.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de falsidade ideológica e de uso de documento falso, sem prejuízo de eventuais outros delitos que possam ser revelados no decorrer das apurações.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404
Fonte: Polícia Federal
-
Várzea Grande4 dias agoPosse de 135 agentes comunitários e de combate às endemias marca momento histórico para a saúde de Várzea Grande
-
Várzea Grande4 dias ago“VG Mais Esporte” amplia acesso ao esporte e revela novos talentos em Várzea Grande
-
Polícia Federal4 dias agoPF atua em cooperação internacional que resultou na prisão de foragido brasileiro na Bolívia
-
Policial4 dias agoPolícia Civil prende homem por ameaça, lesão corporal e descumprimento de medida protetiva em Cuiabá
-
Mato Grosso4 dias agoCorpo de Bombeiros abre inscrições para contratação de médicos
-
Curtinhas4 dias ago“Quero diálogo, mas com palavra”, diz Flávia sobre Wanderley
-
Várzea Grande6 dias agoProgramação vai fortalecer autoestima, descontrair a tensão do dia-a-dia e o mais importante: cuidar de quem cuida
-
Várzea Grande4 dias agoSaúde e Judiciário unem forças para dar mais agilidade às demandas em Mato Grosso


