Polícia Federal

PF deflagra operação contra o abuso sexual de crianças e adolescentes na internet

Publicado em

São Paulo/SP. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24/10), a Operação Kore 43, destinada a apurar crimes de posse e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil pela internet. A ação cumpriu mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal contra um investigado residente em São Paulo/SP.

Durante o cumprimento da medida, a análise preliminar dos dispositivos eletrônicos do suspeito revelou a existência de diversos arquivos ilícitos envolvendo crianças e adolescentes. Diante disso, o homem foi preso em flagrante pelo crime de natureza permanente previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O disco rígido e o aparelho celular apreendidos foram encaminhados ao laboratório de perícia da Polícia Federal, em que passarão por análise detalhada para identificar outros arquivos, inclusive os excluídos, e rastrear possíveis conexões com outros usuários. As investigações continuam para apurar a existência de vítimas e de eventuais cúmplices.

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

VEJA TAMBÉM  FICCO/CE: Ação conjunta resulta na prisão de suspeito no bairro Vila Peri, em Fortaleza

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

A sociedade pode colaborar denunciando condutas suspeitas por meio da plataforma nacional de denúncias, o Comunica PF (https://www.gov.br/pf/pt-br/canais_atendimento/comunicacao-de-crimes) ou diretamente às autoridades competentes.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
(11) 3538-5013
[email protected]

VEJA TAMBÉM  PF checa antecedentes de prestadores de serviço na COP30

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Up Next

FICCO/RR prende 11 pessoas por tráfico de drogas em Roraima

Don't Miss

PF deflagra Operação contra crimes de abuso sexual infantil no RN

Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana