Polícia Federal
PF e SENAD Paraguai encerram 53ª fase da Operação Nova Aliança
Assunção/Paraguai. A Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) encerraram, nesta sexta-feira (31/10), a 53ª fase da Operação Nova Aliança, consolidando o ano de 2025 como o mais produtivo e expressivo ciclo operacional desde 2012, quando a iniciativa binacional iniciou.
Foram erradicados 309 hectares de cultivos ilícitos de Cannabis sativa, destruídas 141 plantações e 96 acampamentos, além de inutilizadas 23 prensas, 37.940 kg de maconha picada, 1.532 kg de maconha prensada e 490 kg de sementes. Resultando, assim, em 967 toneladas de droga.
A ação contou com o apoio da Força-Tarefa Conjunta do Exército Paraguaio, do Ministério Público do Paraguai e da Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal.
Peritos criminais federais, em conjunto com especialistas do Laboratório Forense do Paraguai e do Centro de Evidências da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, realizaram atividades de coleta e análise de amostras de plantas e de solo nas áreas de erradicação. O trabalho teve por finalidade identificar a origem da substância entorpecente, os insumos empregados no cultivo, os níveis de pureza e o perfil químico do material apreendido, produzindo elementos técnico-científicos de interesse para investigações e informações estratégicas para o aprimoramento das ações de enfrentamento ao tráfico de drogas.
A ação contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais o Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho; o Ministro da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, Jalil Rachid; o Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, Dennis Cali; o Coordenador-Geral de Repressão a Drogas, Alexandre Custódio Neto; o Superintendente Regional da Polícia Federal no Paraná, Rivaldo Venâncio; o Secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Delegado de Polícia Federal Décio Pereira de Moura; e o Adido da Polícia Federal, entre outros.
Durante o ano de 2025, foram realizadas seis fases da Operação Nova Aliança, que resultaram na erradicação recorde de 5.464.000 kg de maconha, distribuídas em aproximadamente 1.700 hectares de plantações ilícitas. Esta ação reafirma o compromisso conjunto de Brasil e Paraguai no combate ao narcotráfico, à criminalidade transnacional e à destruição dos ecossistemas utilizados por organizações criminosas.
Resultados consolidados (2012–2025):
- 53 fases realizadas
- 14.000 hectares de plantações ilícitas erradicados
- Mais de 45.000 toneladas de maconha destruídas
- 2025: recorde histórico de 5.464.000 kg de maconha erradicada em um ano.
A Operação Nova Aliança também reforça seu caráter ambiental e de sustentabilidade com a continuidade da Operação Restaurar, conduzida pelo Instituto Nacional de Florestas do Paraguai, que atua na recuperação das áreas degradadas pelo cultivo ilegal.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
Artigos5 dias agoConcorda com a renovação por mais 30 anos da Energisa em MT?
-
Geral5 dias agoBFB Foods aposta em inovação e lança novo sabor durante a Expoind 2025
-
Artigos5 dias agoBlack Friday: oportunidade de vender mais e conquistar melhor
-
Esportes5 dias agoPalmeiras tropeça fora de casa e vê Flamengo emparelhar na liderança do Brasileirão
-
Esportes3 dias agoAncelotti comanda primeiro treino completo da Seleção Brasileira visando amistosos na Europa
-
Policial6 dias agoPolícia Civil prende homem que tentou roubar e sequestrar adolescente em Primavera do Leste
-
Curtinhas3 dias agoRafael Ranalli defende “chapa pura” do PL e se lança ao Senado
-
Policial7 dias agoPolícia Civil prende cabeleireiro por maus-tratos a animais em Vila Rica


