Pesquisar
Close this search box.

Polícia Federal

PF participa da Reunião de Segurança e Justiça do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID

Publicado em

Brasília/DF. O diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Delegado de Polícia Federal Humberto Freire, representou o Diretor-Geral da Corporação, o também Delegado Andrei Rodrigues, em evento internacional voltado à integração no enfrentamento ao crime organizado. Na companhia de Freire, se fez presente o Diretor do Instituto Nacional de Criminalista, Perito Criminal Federal Carlos Eduardo Palhares. Ambos apresentaram as melhores práticas da PF com ênfase nos projetos da DAMAZ/PF para proteção da Amazônia: CCPI-AMAZÔNIA, Brasil MAIS, ainda os destaques sobre os Projetos Ouro Alvo e Madeira de Lei, enfatizados por Palhares. No encontro, ainda foi pactuada a Alianza, parceria entre o BID e países do Caribe e da América Latina.

A dinâmica contou com 18 países da América Latina e do Caribe que, em 12/12, durante a Cúpula de Segurança e Justiça da América Latina e Caribe, promoveram a Aliança por Segurança, Justiça e Desenvolvimento. O secretário Nacional de Segurança Pública do Brasil, Mario Sarrubbo, representou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Um dos objetivos centrais é integrar governos, organizações multilaterais e sociedade civil para enfrentar o crime organizado. O grupo atuará com três pilares como diretrizes: proteger populações vulneráveis, fortalecer instituições de segurança e justiça e reduzir mercados e fluxos financeiros ilícitos. A ação também vai promover políticas e ações concretas baseadas em evidências.

VEJA TAMBÉM  PF e PMPR apreendem pneus contrabandeados no rio Paraná

A aliança será guiada por um comitê diretor e três grupos de trabalho técnicos envolvendo mais de 20 países. Esses grupos já estão propondo iniciativas direcionadas, que incluem reprimir a violência e o tráfico em comunidades em risco, melhorar os sistemas de segurança por meio de tecnologia e colaboração e coibir mercados ilícitos com ferramentas avançadas e coordenação.

Participantes

São 18 países e pelo menos 11 organizações que se uniram oficialmente à aliança, que está aberta a novos membros: Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Brasil, Chile, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai. Representando as organizações, estão a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), o Banco Mundial, o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe), o Banco de Desenvolvimento do Caribe, Caricom IMPACS, a Iniciativa Global contra o Crime Transnacional (GI-TOC), a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), Regional Security System (RSS), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e o Instituto Ítalo-Latino Americano (IILA).

Presidência

O Equador ocupará a primeira presidência temporária da aliança. O BID atuará como secretário-técnico, proporcionando apoio estratégico e contribuindo para mobilizar recursos e ampliar intervenções eficazes. Para apoiar a implementação regional, o grupo trabalhará com mecanismos adequados a cada contexto. No Caribe, a aliança operará por meio do One Safe Caribbean (Um Caribe Seguro), parte vital do Programa Um Caribe 2024-2028 do BID, garantindo processos otimizados e alinhamento com iniciativas mais amplas.

VEJA TAMBÉM  PF apreende mais de 900 kg de maconha em santa Helena/PR

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como objetivo melhorar vidas na América Latina e no Caribe. Estabelecido em 1959, o BID trabalha com o setor público da região para elaborar e proporcionar soluções inovadoras de alto impacto para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Por meio de financiamento, experiência técnica e conhecimento, promove o crescimento e o bem-estar em 26 países.

Com informações do BID e Ministério da Justiça e Segurança Pública

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana