Polícia Federal
PF realiza operação contra garimpo ilegal em território indígena e no rio Capitão Cardoso em RO

Vilhena/RO. A Polícia Federal, com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou, nesta quarta-feira 15/1, a Operação Duo, com o objetivo de combater a exploração ilegal de minerais e promover a desintrusão de garimpeiros na região do Garimpo Lajes, localizado na Reserva Indígena Roosevelt, no município de Espigão do Oeste/RO, e no Rio Capitão Cardoso, na divisa entre os estados de Rondônia e Mato Grosso.
A operação teve como foco a desarticulação de frentes de garimpo ilegal e a inutilização de equipamentos utilizados na atividade criminosa, ação necessária para coibir novos ciclos de exploração ilícita na região. Como resultado da ação, foram inutilizados quatro motores, um gerador, dois acampamentos e uma pá-escavadeira.
A Polícia Federal mantém um monitoramento contínuo da exploração ilegal na área e irá intensificar a fiscalização, visando à preservação ambiental e à proteção dos territórios indígenas, que vêm sendo impactados pela atividade predatória.
Os investigados poderão responder pelos crimes de extração ilegal de minério pertencente à União, bem por crimes ambientais. Além desses, caso seja encontrado indícios, podem responder por outros crimes como associação criminosa ou organização criminosa.
Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Fone: (69) 3216-6273
Fonte: Polícia Federal
-
Curtinhas5 dias ago
Luto na pecuária
-
Artigos6 dias ago
Fusões partidárias e a sobrevivência política
-
Esportes5 dias ago
Corinthians vence São Bernardo e garante classificação no Paulistão
-
Várzea Grande7 dias ago
Várzea Grande amplia estratégia de combate às arboviroses com atendimentos aos sábados
-
Policial7 dias ago
Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável em Juara
-
Policial7 dias ago
Polícia Civil apreende menor reincidente no tráfico de drogas em Guarantã do Norte
-
Policial7 dias ago
Polícia Civil indicia motorista de acidente que vitimou defensora pública de MT
-
Policial7 dias ago
Polícia Civil prende casal suspeito de envolvimento em roubo de carreta com carga de adubo