Polícia Federal

PF realiza operação contra garimpo ilegal em território indígena e no rio Capitão Cardoso em RO

Publicado em

Vilhena/RO. A Polícia Federal, com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou, nesta quarta-feira 15/1, a Operação Duo, com o objetivo de combater a exploração ilegal de minerais e promover a desintrusão de garimpeiros na região do Garimpo Lajes, localizado na Reserva Indígena Roosevelt, no município de Espigão do Oeste/RO, e no Rio Capitão Cardoso, na divisa entre os estados de Rondônia e Mato Grosso.

A operação teve como foco a desarticulação de frentes de garimpo ilegal e a inutilização de equipamentos utilizados na atividade criminosa, ação necessária para coibir novos ciclos de exploração ilícita na região. Como resultado da ação, foram inutilizados quatro motores, um gerador, dois acampamentos e uma pá-escavadeira.

A Polícia Federal mantém um monitoramento contínuo da exploração ilegal na área e irá intensificar a fiscalização, visando à preservação ambiental e à proteção dos territórios indígenas, que vêm sendo impactados pela atividade predatória.

Os investigados poderão responder pelos crimes de extração ilegal de minério pertencente à União, bem por crimes ambientais. Além desses, caso seja encontrado indícios, podem responder por outros crimes como associação criminosa ou organização criminosa.

VEJA TAMBÉM  PF prende mulher com diploma falso para se registrar como médica

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Fone: (69) 3216-6273

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana