Mato Grosso
Plataforma de monitoramento de incêndios florestais em MT vence prêmio nacional na categoria de Segurança Pública

A plataforma de monitoramento de incêndios florestais, implementada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 1º lugar geral no Prêmio de Boas Práticas 2025 na categoria Segurança Pública, do Consórcio Brasil Central.
A divulgação do resultado e a entrega da premiação, no valor de R$ 40 mil, foi realizada nesta quinta-feira (27.2), durante a Assembleia de Governadores do Consórcio Brasil Central, em Brasília. O governador Mauro Mendes participou da solenidade.
A plataforma utiliza um sistema de monitoramento via satélite para identificar, em tempo real, os focos de calor, proporcionando dados mais precisos e garantindo maior eficiência no atendimento das ocorrências. Esse sistema é fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
“Dá muito orgulho ver o quanto Mato Grosso tem se destacado no cenário nacional, dessa vez com o prêmio que nós acabamos de receber aqui através do Corpo de Bombeiros. Ficar em primeiro lugar entre todos os Estados do Brasil Central é um feito que dá muito orgulho a todos nós mato-grossenses, principalmente por terem desenvolvido essa plataforma muito inovadora e muito eficiente, que vai ajudar cada vez mais Mato Grosso no combate aos incêndios florestais”, afirmou o governador Mauro Mendes.
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) foi o responsável pelo desenvolvimento da plataforma, que integra imagens de diversos satélites qualificados, gerando dados sobre focos de calor, direção do vento, umidade do ar e precipitação de chuvas. Além disso, a ferramenta indica as regiões com maior potencial para ocorrências de incêndio florestal.
Com essa plataforma, os bombeiros têm agora uma representação mais precisa das áreas suscetíveis a focos de calor ou incêndios florestais. Isso facilita o direcionamento de recursos como efetivo, equipamentos e viaturas para as operações de prevenção e combate a ocorrências desta natureza.
Para o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, essa inovação não só eleva o nível de eficiência, como também reflete o compromisso contínuo da corporação no fortalecimento das ações e aprimoramento das estratégias de prevenção e resposta.
“O Governo do Estado sempre viu o Corpo de Bombeiros Militar como um órgão que deveria buscar novas tecnologias para tornar o enfrentamento mais eficiente e, por isso, aportou recursos nesse sentido. Hoje, a plataforma tem a capacidade de prever onde há um risco muito alto de incêndio e, com base nessas informações, direciona recursos para o enfrentamento”, concluiu o comandante.
O Consórcio Brasil Central reúne governadores de Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal para políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico desses Estados.
Fonte: Governo MT – MT
-
Curtinhas6 dias ago
Presidente do PV demonstra dificuldades com o PT em Mato Grosso
-
Artigos7 dias ago
Geração Beta: Arquitetos do Século XXII – Uma Nova Era da Humanidade
-
Curtinhas6 dias ago
Câmara de Várzea Grande rejeita denúncia do CRM contra vereador Feitoza
-
Artigos7 dias ago
A sobriedade da alma!
-
Artigos7 dias ago
O que dizer dos crimes bárbaros?
-
Curtinhas3 dias ago
Semana do Cavalo terá entrada gratuita nos 10 dias de programação
-
Politica MT3 dias ago
Assis explica que zerar imposto para alimentos importados não beneficia consumidores e gera crise na cadeia produtiva
-
Destaque5 dias ago
Várzea Grande lança chamamento público para cadastrar participantes do ‘VG Santo Peixe’