Policial
Polícia Civil cumpre 21 mandados contra autores de violência doméstica na região metropolitana

A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3.4), a Operação Bertha Lutz, para cumprimento de 21 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, contra investigados por violência doméstica.
O objetivo da operação é apreender armas de fogo utilizadas para ameaçar mulheres e também telefones celulares contendo imagens íntimas das vítimas, que foram chantageadas por seus parceiros, assim como prender preventivamente homens que descumpriram medidas protetivas.
Os alvos são investigados pelas práticas de crimes de importunação sexual, perseguição, agressão física e violência psicológica.
A delegada titular da DEDM Cuiabá, Judá Marcondes, apontou que cada mandado cumprido na operação representa uma vítima que estava em risco de sofrer feminicídio ou em situação de extrema vulnerabilidade.
“A delegacia analisou com cuidado os fatos narrados pelas assistidas e representou pelas cautelares, buscando proteger as vítimas, assim como trazer aos autos provas substanciais. Lembrando sempre que ao menor sinal de violência, a mulher deve solicitar medidas protetivas e romper o ciclo de violência”, disse a delegada.
Nome da operação:
Bertha Lutz foi uma ativista que lutou pelos direitos das mulheres, desempenhando ação fundamental na conquista do voto feminino em 1932, lutando pela independência financeira da mulher e conquistando espaços para as mulheres estudarem.
Apoio operacional
Os mandados são cumpridos pelos policiais da Delegacia da Mulher com o apoio das equipes Delegacia da Regional de Cuiabá, Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), Delegacia Especializada de Fazenda (Defaz), Gerência de Operações Especiais (GOE), Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande (DEDMCI-VG), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), 1ª e 2ª Delegacias de Polícia de Várzea Grande, Delegacia de Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) e da 2ª Delegacia de Polícia de Cuiabá.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Policial3 dias ago
Polícia Civil de MT cumpre 55 mandados contra grupo criminoso interestadual atuante com tráfico de drogas
-
Curtinhas7 dias ago
Flávia Moretti expõem gastos exorbitantes com aluguéis da gestão passada
-
Várzea Grande4 dias ago
Projeto encerra com balanço positivo e aquecimento da economia local em Várzea Grande
-
Várzea Grande4 dias ago
Guarda Municipal lança registro de boletins de sinistros de trânsito de forma online
-
Várzea Grande4 dias ago
DAE revoluciona atendimento com novo call center focado no cidadão
-
Politica MT3 dias ago
Lúdio destaca importância de manter Santa Casa aberta mesmo com inauguração do Hospital Central
-
Várzea Grande4 dias ago
Flávia Moretti conhece projeto e propõe alterações para modernizar empreendimento
-
Politica MT3 dias ago
Wilson Santos e Flávia Moretti unem forças por recursos e discutem sobre hidrelétricas no rio Cuiabá