Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Prefeito anuncia envio de projetos de doações de áreas a 17 instituições à Câmara

Publicado em

O prefeito José Carlos do Pátio reuniu, na manhã desta quarta-feira (11), no Paço Municipal, representantes das instituições, órgãos e entidades que terão áreas para construção de suas sedes no Centro Político-administrativo (CPA) Parque dos Poderes Padre Lothar Bauchrovitz, além de vereadores e o presidente da Câmara Municipal, Júnior Mendonça.

O objetivo foi apresentar o projeto do Parque dos Poderes, com a infraestrutura já implantada pela Prefeitura no local, além de anunciar o encaminhamento à Câmara Municipal dos projetos de lei que oficializam as doações das áreas e estabelecem prazo de cinco anos para que as entidades e instituições façam as construções.

Ao todo, serão 17 instituições e entidades que terão áreas doadas no CPA. Dentre elas estão o Poder Judiciário, que deve construir no local um novo fórum, a Câmara Municipal, o Ministério Público do Trabalho, a Polícia Federal, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, a Defensoria Pública da União, além de conselhos de classe e entidades.

VEJA TAMBÉM  Procuradoria-geral reuniu jurídico das autarquias para alinhamento de trabalho e ações

O prefeito explicou que o Parque dos Poderes de Rondonópolis foi pensado para concentrar as sedes dos poderes como o Executivo Municipal, com a construção do novo Paço Municipal, do Legislativo, com a nova Câmara Municipal, e o Judiciário, bem como abrigar órgãos como as polícias e entidades. A intenção é garantir a concentração dos órgãos político-administrativos em uma única região da cidade, facilitando assim, o acesso dos cidadãos aos mais diversos serviços.

Pátio destacou que a Prefeitura adquiriu a área e implantou a estrutura básica no local com a abertura e pavimentação das ruas, de avenidas de acesso, drenagem das vias, rede de água e esgoto para deixar o CPA preparado para as construções. “Nós urbanizamos a Avenida dos Estudantes, construímos a Avenida Alfredo de Castro, e entregamos ao Governo do Estado o projeto de duplicação do anel viário, já com o objetivo de garantir o acesso da população ao CPA”, disse.

Além de concentrar as sedes dos poderes e de entidades e instituições, o prefeito apresentou o projeto urbanístico do CPA que prevê ainda construção de um centro gastronômico, praças, um lago e pistas de caminhada. Na região, a Prefeitura também já doou os terrenos para a construção de hospitais e uma universidade privada também começou a construir suas instalações.

VEJA TAMBÉM  Baile da terceira idade retoma atividades no Centro de Convivência

Dando prosseguimento nas medidas necessárias para que o Parque dos Poderes se torne uma realidade em breve, o prefeito ainda anunciou que os projetos de lei com as doações das áreas para 17 instituições e entidades foram enviados para a Câmara Municipal e caberá, agora, aos vereadores votarem. “Solicitei ao presidente [da Câmara Municipal) Júnior Mendonça que seja realizada uma sessão extraordinária para a votação dos projetos”, acrescentou Pátio.

O presidente da subseção da OAB de Rondonópolis, advogado, Bruno de Castro, falou em nome dos representantes das instituições e entidades que receberão as áreas doadas do Município no CPA e destacou a importância de Rondonópolis poder concentrar serviços e entidades em uma mesma região. “A gente avalia como positiva essa apresentação desse projeto do centro político-administrativo e envio dos projetos de lei para votação na Câmara Municipal, porque é importante para o desenvolvimento da cidade e importante para a população como um todo”, afirmou o advogado.

O Parque dos Poderes está localizado na região da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), e de condomínios fechados, com acesso pelo anel viário e Avenida dos Estudantes. Todas as instituições que irão receber os terrenos já manifestaram previamente interesse de construir suas sedes no local.

VEJA TAMBÉM  Equipe da Prefeitura busca conhecimento na capital para educação de neurodivergentes

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana