Política Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá avança no ordenamento territorial da comunidade Rio dos Peixes
A Prefeitura de Cuiabá realizou, nesta quinta-feira (17), mais uma etapa de reconhecimento técnico da comunidade Rio dos Peixes, localizada na zona rural do distrito de Coxipó do Ouro, para levantar informações que vão subsidiar a definição de regras de ocupação e uso do solo na região.
Esta foi a segunda visita técnica realizada pela equipe ao local. A primeira ocorreu no dia 11 de setembro, com a participação do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, e da diretora técnica de estudos estratégicos, Karolainy Carneiro Brito.
A iniciativa integra o processo de atualização do planejamento territorial do município e busca ampliar o regramento urbanístico também para os distritos.
A visita técnica à comunidade foi realizada por servidores da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SPDU), entre eles a arquiteta e urbanista Cássia Abdalla. A equipe analisou imagens e informações da área para compreender as características locais e identificar demandas relacionadas ao ordenamento territorial.
O trabalho está relacionado ao novo Plano Diretor de Cuiabá, que já está em análise pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico e deverá ser encaminhado à Câmara Municipal. O documento estabelece diretrizes de desenvolvimento para todo o município, incluindo os distritos.
Segundo Cássia Abdalla, além das diretrizes gerais previstas no Plano Diretor, a Prefeitura pretende avançar na elaboração de regras específicas para cada distrito, considerando as características e necessidades de cada localidade.
“Os distritos também fazem parte do Plano Diretor. Agora estamos avançando para um trabalho mais local, com a definição de zoneamento e regras de uso do solo, porque não podemos deixar essas áreas sem regramento”, disse.
Atualmente, conforme informado pela equipe técnica, o município possui regras urbanísticas consolidadas para o distrito-sede de Cuiabá, enquanto os demais distritos deverão passar por estudos específicos. No caso do Coxipó do Ouro, uma das etapas será a definição de sua área urbana.
A situação da comunidade Rio dos Peixes também será analisada a partir de dados oficiais. A Prefeitura pretende utilizar informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), incluindo dados do Censo 2022, além de outros levantamentos que possam contribuir para a caracterização da população e do território.
O levantamento técnico é uma etapa necessária para que as decisões sobre o território sejam baseadas em dados da população, características da ocupação e infraestrutura existente. A medida busca dar maior segurança ao planejamento urbano e orientar a organização dos serviços públicos e da ocupação do solo na região.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso5 dias agoComissão Eleitoral ‘salva’ chapa ligada à gestão do Coren-MT ao abrir prazo para completar documentos; oposição é barrada
-
Policial5 dias agoForça Tática prende mulher com submetralhadora e simulacro de arma em Várzea Grande
-
Policial5 dias agoForça Tática prende oito invasores de terra e apreende armas de fogo em Planalto da Serra
-
Policial5 dias agoPolícia Militar prende quatro faccionados com pistola e 11 tabletes de maconha
-
Policial5 dias agoGefron apreende 40 tabletes de maconha em tanque de combustível de Ford Ka
-
Várzea Grande5 dias agoVárzea Grande, Sine e empresas promovem Balcão de Empregos no dia 16
-
Politica MT5 dias agoPrefeito de Nova Mutum rechaça “deixar MT em mãos erradas” e defende reeleição de Pivetta
-
Politica MT5 dias ago“Mauro e Pivetta colocaram Tangará novamente no mapa de Mato Grosso”, diz Dr. João


