Geral
Prêmio Territórios 2016 será lançado nesta sexta-feira (19) no bairro Jardim Vitória

Incentivar projetos culturais que promovem a inclusão social é uma das principais metas do Prêmio Territórios, idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura. A edição 2016 será lançada nesta sexta-feira (19), no Centro Comunitário do Jardim Vitória, às 14 horas com cerimônia marcada por apresentações artísticas de crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Hip Hop Contemporâneo, selecionado no edital de 2015.
O secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, assim como integrantes da comunidade do bairro, presenciam o resultado de ações educativas desenvolvidas por dois meses a partir de diversas modalidades do movimento Hip Hop, como oficinas de break, MC, grafite e DJ, entre outras.
Para selar o encerramento, o projeto Hip Hop Contemporâneo prevê ainda o evento Batalha de MCs, nesta quinta-feira (18), a partir das 16 horas, na Praça Alencastro. Além de 12 atrações locais, os MCs paranaenses Quase Nada e Tripa Seca, duelam no espaço público da capital que sedia batalhas permanentes realizadas às quintas-feiras.
Além do lançamento do edital no período da tarde, artistas e públicos que se dedicam ao universo hip hop, celebram o encerramento do projeto aprovado no Prêmio Territórios envolvendo a comunidade do Jardim Vitória, um pouco mais tarde, nesta sexta-feira (19), a partir das 17h, na praça do bairro. Os alunos protagonizam o evento ao lado de mais 11 atrações.
De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, projetos como este revelam que o potencial do Prêmio Territórios extrapola os objetivos de valorização e fortalecimento de atividades artísticas e culturais realizadas em espaços independentes, protagonizadas por profissionais da cultura.
“Eles ressignificam espaços, alcançam comunidades, multiplicam as ações e servem como força motriz para consolidação de uma cadeia produtiva da arte em suas mais diversas nuances”, pontua.
Uma das idealizadoras do projeto Hip Hop Contemporâneo, Lígia Viana, revela que o espaço que sedia o projeto, o Centro Comunitário do Jardim Vitória foi oxigenado com a presença de crianças e adolescentes focados na capacitação artística.
“O grafite, por exemplo, mudou a cenário. O Centro Comunitário se transformou em uma verdadeira galeria. Um projeto como este muda positivamente o cotidiano de uma comunidade periférica. Para se ter uma ideia, com as oficinas e shows previstos, mais de duas mil pessoas serão alcançadas. Além disso, mais de 15 coletivos dedicados ao hip hop estiveram envolvidos em todo o processo”.
Reforçando o caráter transformador de iniciativas como esta, o parceiro na empreitada, o DJ Taba, destaca a necessidade destas ações irradiarem para outros bairros e até outros municípios. Representantes de coletivos de Tangará da Serra e Sinop já demonstraram interesse em receber o projeto.
“Sem contar que não só os alunos, os arte-educadores também se beneficiam com este processo de engajamento. Eles têm que se aprofundar mais, pesquisar. E repassando seus conhecimentos, se aperfeiçoam enquanto profissionais. Ainda mais que são remunerados pelo trabalho”, diz. Lígia Viana completa: “A cultura de rua ainda é marginalizada e o incentivo que recebemos da secretaria, valorizou estas ações e fez com que a população as encarasse de forma respeitosa”.
Somando ao Hip Hop Contemporâneo, ao todo nove projetos foram contemplados na primeira edição do Prêmio Territórios: Chapada em Concerto (Chapada dos Guimarães), Passo Miudinho ? Mestres da Cultura Popular de Mato Grosso (Várzea Grande), Samba no Coreto (Cuiabá), Chão Violado: Entre acordes e imagens (Poxoréu), Coletivo Cultural Toda Vida (Cuiabá), Oficina da Cultura (Sorriso), Violada Sertaneja: Encontro de Música de raiz (São José dos Quatro Marcos) e Espaço Cultural Teaf ? Território de Arte e Cultura (Alta Floresta).
-
Curtinhas5 dias ago
Mauro Mendes compara gestão de Emanuel a “tufão”
-
Esportes4 dias ago
Brasil estreia na Copa América Feminina com vitória sobre a Venezuela
-
Sorriso6 dias ago
Após tratativas entre Poder Executivo e Infraero Sorriso volta a operar com os voos à Cuiabá
-
Várzea Grande6 dias ago
MUTIRÃO ‘REGULARIZE JÁ’
-
Politica MT6 dias ago
Deputado Juca do Guaraná articula criação de polo da UFMT em Vila Rica
-
Policial6 dias ago
Sema e PM realizam fiscalização intensiva na Baixada Cuiabana com apreensão de veículos, equipamentos e gado
-
Policial5 dias ago
Polícia Civil prende 3 integrantes de facção com armas e drogas em Guarantã do Norte
-
Artigos3 dias ago
Monogamia, foco e negócios: o impacto da distração emocional no sucesso do seu empreendimento