Primeiro encontro do Integra SUAS será realizado em Confresa

Ilustração – Foto por: Jana Pessôa

Ilustração

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) realiza, entre os dias 15 e 18 de agosto, o primeiro encontro técnico do “Integra Suas”, no município polo de Confresa (738 km de Cuiabá). O projeto tem como objetivo reunir gestores municipais, propiciando a troca de informações e experiências entre os diferentes atores da política de assistência social.

Os interessados em participar têm até esta quinta-feira (11.08) para fazer a inscrição. O polo de Confresa abarca outras cidades que também poderão participar, como Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, São Felix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Vila Rica e Santa Terezinha.

Coordenado pela Setas, por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), o Integra Suas irá possibilitar a troca de experiências entre as equipes de referência dos serviços de assistência social, além de suscitar nos participantes a reflexão entre a teoria e ação, a fim de compreender as práticas para melhoria na execução dos serviços prestados.

“Com essa nova política queremos promover a interação entre os municípios da mesma região, possibilitando que todos consigam trocar experiências, trabalhar novos meios de ação e, assim, ter uma otimização dos recursos, articulações e execução do plano de assistência social”, considerou a secretária adjunta de Assistência Social, Marilê Ferreira.

Entre os assuntos que deverão ser tratados e refletidos durante o Integra Suas estão o serviço de proteção básica, Programa Bolsa Família (PBF), gestão do sistema da Rede Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e outros. “É a oportunidade que temos de gerar um amplo debate sobre todos assuntos que enfrentamos diariamente”, completou Ferreira.

Durante os encontros serão realizadas oficinas de orientação com o envolvimento de todos trabalhadores do SUAS. As classes serão divididas por serviços, programas, benefícios socioassistenciais, transferência de rendas, apoio técnico financeiro e da gestão do sistema, subdivididas em serviço de proteção e atendimento e serviço de convivência e fortalecimento de vínculo.

As inscrições devem ser feitas aqui, até o dia 11 de agosto.

Confresa

A abertura do primeiro encontro será realizada no dia 15 de agosto, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores do município. Já no dia 16, às 16h30, será executado o credenciamento e, em seguida, será iniciado o evento com a composição da mesa e fala das autoridades presentes. Ainda no dia ocorrerá a palestra “O Cenário Socioeconômico do Território e a Rede Socioassistencial”.

No dia 17, serão realizadas oficinas temáticas, entre as 7h30 e 11h30, e 13h30 e 17h30. Os temas abordados são: serviços, programas e benefícios executados na proteção básica, acolhimento institucional e familiar, apoio técnico financeiro e orçamentário, entre outros. No último dia do evento, dia 18, também serão realizadas oficinas.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Comentários Facebook