“Priorizar ações na Saúde implica em melhor qualidade de vida”, diz Misael Galvão

Câmara Municipal de Cuiabá

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Misael Galvão, também prestigiou ontem (10) a reinauguração das instalações do Centro de Saúde do bairro Novo Terceiro. Misael disse que a estruturação da Saúde Pública comporta dividendos positivos à sociedade
&nbsp
Ao participar ontem (10) da cerimônia de reinauguração das instalações do Centro de Saúde do Novo Terceiro (Região Oeste), o presidente do Legislativo Municipal, Misael Galvão, afirmou ser essencial priorizar ações sequenciais do tipo para garantir uma melhor qualidade de vida à população. Na opinião de Galvão, a Saúde se enquadra entre os dispositivos fundamentais que formatam pleno equilíbrio social. “Se a Saúde Pública (SUS) vai bem, o restante fica bem mais fácil”.
O presidente também parabenizou a gestão Emanuel Pinheiro pela iniciativa de ofertar aos comunitários mais uma unidade de Atenção Básica de formato compatível às necessidades da Região Oeste. Citou a recente inauguração do novo Hospital Municipal de Cuiabá, “referência em todo o Centro Oeste”, e a aguardada entrega da UPA do Verdão, na próxima semana, como exemplos dos avanços implementados pelo município no setor de Saúde. “Essa somatória de iniciativas já permite visualizarmos franca melhoria no atendimento SUS. E a tendência é de que atinja mais patamares promissores”, preconizou.
Conforme Misael Galvão, a estruturação da Atenção Básica também condiz com o princípio preventivo de reduzir doenças e tornar mais leve o desempenho assistencial da Secundária e de outras áreas da Saúde. Citou que a reinauguração do Centro de Saúde do Novo Terceiro “chega enfim a bom tempo”, e integra um pacote de 67 unidades clínicas que estavam com obras paralisadas ou não iniciadas, cujos recursos foram recuperados pela atual gestão. O papel do vereador, sublinha, continuará sendo o de cobrar e fiscalizar a conclusão desses empreendimentos de acordo com as normativas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
“O Parlamento tem acompanhado medidas similares por parte dos gestores municipais. Ficamos realmente felizes ao constatar os avanços até agora consolidados em prol de uma melhor oferta de serviços públicos na Saúde à população. Ainda nos defrontamos com demandas diversas, é verdade, mas o trabalho para minimizá-las está sendo empenhado de forma parceira, e é constante”.
Ao finalizar, o presidente da Casa de Leis da capital destacou que o Centro de Saúde do Novo Terceiro, a exemplo dos demais já entregues pela Municipalidade, “foi revigorado até além da expectativa inicial dos moradores locais”. Isso porque, explicou, a unidade dispõe de mobiliário novo, equipamentos de ponta e está totalmente climatizada. “É uma realidade totalmente adversa às condições deploráveis que a Prefeitura encontrou ao iniciar o processo de reforma. O vídeo exibido pelo prefeito durante a cerimônia mostrou isso. Hoje, o Novo Terceiro dispõe de uma unidade avançada, também dotada de setor odontológico. É outro ponto importante”.

João Carlos de Queiroz | Assessoria de Imprensa

Comentários Facebook