Programa 8S orienta servidores sobre descarte consciente e organização funcional

Programa 8S (Foto: Angelo Varela/ALMT)

A Superintendência de Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa deu início ao Projeto 8S com ações de descarte nas unidades administrativas da Casa. A iniciativa tem por objetivo promover um ambiente agradável, limpo, organizado e com praticidade. “A ideia é propor reeducação de práticas e valores, apresentando um visual organizado com disciplina”, explicou a responsável pelo projeto, Creuza Carmem da Silva.

Hoje, a visita aconteceu na primeira-secretaria da  ALMT para verificar como está sendo realizado o programa. A equipe passa por cada setor orientando sobre as melhorias que podem ser implementadas, e, em seguida, entrega uma cartilha com indicações do modo de trabalho.

Implantado há mais de dois anos, o projeto 8S é uma continuidade do 5S. Nos próximos três meses a equipe promoverá descartes nas unidades agendadas para manter as ações da rotina que influencia diretamente do selo de qualidade.

“Cada unidade possui um representante (facilitador) que recebe o plano de ação contendo os oito sensos, dos quais pelo menos quatro devem atingir as metas”, explicou Carmem.

Conforme a responsável pelo projeto, uma das finalidades do projeto é que ele não contempla investimentos em máquinas e sistemas automáticos, pois trata-se, de uma metodologia de gestão de recursos humanos e materiais.

“Pelo que temos observado, o ponto fraco entre os servidores é a falta de disciplina nos setores de trabalho”, falou Carmem. Vale ressaltar que até outubro, a equipe técnica do projeto estará fazendo agendamentos para a realização da ação nas unidades administrativas. Uma equipe do projeto vai acompanhar a ação. “A ideia é criar uma rotina de organização, com descarte do que não é mais necessário”, disse ela.

Para o servidor da primeira secretaria, Phillipe Souza a execução do projeto exige o comportamento de todos na busca de um aperfeiçoamento contínuo das rotinas de trabalho.
“Já participei desse projeto em outros empregos, e entendo que, é muito importante manter a parte organizacional disciplinada. Temos que manter sempre arrumado nosso setor de trabalho, com isso facilita nossa função e ainda, ganhamos tempo para outras atividades”, falou ele.
Já no dia 25 de novembro, às 10h, no auditório Milton Figueiredo, será realizado um evento para certificação do projeto 8S das 21 unidades administrativas e dos gabinetes parlamentares.

Algumas dicas de limpeza:
a) higiene no local de trabalho;
b) autoconhecimento de livros;
c) equipamentos e documentos organizados;
d) eliminação de desperdício;
e) satisfação de quem executa.

Dicas de disciplina:
a) cumprimento natural dos procedimentos;
b) disciplina, moral e ética;
c) cultivo de bons hábitos;
d) efetivação de participação administrativa;
e) garantia de qualidade de vida.
Dicas de ordenação:
a) rapidez e facilidade na busca de documentos e objetos;

b) redução da perda de tempo;
c) controle do uso de equipamentos e documentos desnecessários;
d) estímulo a criatividade;
e) facilidade de comunicação;
f) redução dos riscos de acidentes.

 

Fonte: AL MT

 

Comentários Facebook