Programa “Ações Integradas” garante documentação e serviços para 614 pessoas

Jana Pessôa/Setas-MT

Cerca de 614 pessoas foram atendidas pelo programa “Ações Integradas de Cidadania”, na zona rural de Várzea Grande. O programa, encabeçado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), garante acesso aos direitos de cidadania para a população vulnerável.

As equipes da Secretaria Adjunta de Cidadania atenderam na Vila Sadia I, durante a quinta-feira (04.08), com a oferta de emissão gratuita de documentação básica, como segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de pescador amador, entre outros.

Além disso, foram promovidas atividades lúdicas para crianças, por meio da parceria firmada com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MT) também esteve no local para tirar dúvidas da população.

Cuiabá e Várzea Grande

Somente no primeiro semestre deste ano, Cuiabá e Várzea Grande receberam 14 mil atendimentos do Ações Integradas de Cidadania. Entre os serviços mais prestados estão plastificação de documentos, fotos 3×4, xerox e serviços de embelezamento, como cortes de cabelo, depilação e sobrancelha.

No primeiro ano da ação, mais de 30 mil pessoas em 86 municípios foram atendidas e conseguiram ter acesso pela primeira vez, por exemplo, à documentação básica, como o registro de nascimento.

O público-alvo do programa são os mato-grossenses de todas as faixas etárias que vivem em situação de vulnerabilidade e em locais onde se verifica incidência de analfabetismo, desconhecimento da garantia dos direitos e deveres do cidadão.

Comentários Facebook