Pesquisar
Close this search box.

Destaque

Projeto de EaD será apresentado em Congressos no Brasil e exterior

Publicado em

Os bons resultados do projeto de Educação a Distância (EaD) desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, por meio da Escola Superior de Contas, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) começam a ser compartilhados com o mundo acadêmico e governamental do Brasil e do Exterior.

Pelo ineditismo e excelência do projeto, a coordenadora da Secretaria de Apoio às Relações Institucionais do Tribunal, doutora Cassyra Vuolo, juntamente com o diretor da Fundação Unisselva/UFMT, professor doutor Cristiano Maciel, bem como os professores Alexandre dos Anjos, Ana Paula Kuhn e Cláudia Rouiler, estarão ministrando a palestra de abertura do 6º Workshop de Transparência em Sistemas (Wtrans). O evento acontecerá em Natal (RN), no próximo dia 23 de julho.

O workshop compõe a programação do 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que tem o objetivo de aproximar a comunidade brasileira de pesquisadores, estudantes e profissionais da área de computação bem como expor à sociedade as inovações tecnológicas e conhecimentos e aplicações da tecnologia computacional gerados pelas pesquisas nos mais diversos setores.

VEJA TAMBÉM  MT apresenta em evento no Paraná ações desenvolvidas nas escolas na área de tecnologia

A programação do Congresso inclui exposições de trabalhos científicos, palestras, workshops, cursos e debates sobre assuntos relacionados ao uso da computação (TI). O evento é organizado pelo Departamento de Computação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

A palestra magna terá como tema a “Formação para a Cidadania e Controle Social Via Educação a Distância”, e faz um apanhado científico da execução do projeto “Aperfeiçoamento do Controle Interno e Externo do TCE e MPC de Mato Grosso por meio de Processos de Educação mediada por Tecnologia da Informação e Comunicação e Métodos Inovadores em Gestão Pública”, fruto da parceria TCE/Uniselva-UFMT.

Segundo Cassyra Vuolo, o projeto já havia rendido o livro “Educação a Distância: Informação em Cidadania e Controle Social”, lançado o ano passado e que vem sendo socializado com alunos e pesquisadores locais das áreas de TI, Educação e Gestão Pública. “Agora nós ampliamos o campo de socialização dos nossos resultados com esta experiência fantástica que é a utilização da computação no processo de formação à distância para a cidadania plena, exercício do controle externo e participação pró-ativa dos cidadãos nas formulações e acompanhamento da execução das políticas públicas. E começamos pelo 6º Wtrans, um dos maiores e mais importantes eventos acadêmicos de tecnologia da computação do Brasil”, explicou.

VEJA TAMBÉM  Sesc Arsenal sedia homenagem a profissionais da gastronomia de Mato Grosso

A secretária da SAI comemora o fato do espaço aberto no evento ter sido ampliado significativamente pela coordenação em reconhecimento à importância e impacto da experiência do TCE com a Unisselva por meio do projeto desenvolvido em Mato Grosso. “Inicialmente, teríamos 20 minutos para expor nosso artigo científico sobre o trabalho. O que já era uma grande conquista em função do rigor dos critérios de seleção para a participação no WTrans. No entanto, fomos surpreendidos com o convite para que façamos a palestra de abertura do Congresso, um espaço de mais de uma hora, que dará grande visibilidade ao nosso trabalho. Isso é uma grande honra e mostra o reconhecimento do setor acadêmico pelo que o TCE-MT e a UFMT têm realizado aqui”.

Além do 6º Wtrans, os resultados do projeto de formação cidadã via EAD do TCE-MT serão apresentados em outros dois fóruns acadêmicos no exterior. Em agosto, entre os dias 16 e 18, no Americas Conference on Information Systems (AMCSIS 2018), que acontecerá em New Orleans, nos Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM  Comissão de Meio Ambiente vai discutir crescimento de grandes felinos em MT

Já no mês de setembro, será vez do trabalho ser levado à 7ª International Conference on Eletronic Government and the Information System Perspective (EGOVIS 2018), que acontecerá entre os dias 2 e 6 de setembro na cidade de Regesburg, na Alemanha.

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana