Projeto inicia a instalação de hortas pedagógicas nas escolas e creches de Cuiabá

A segunda&nbsp horta pedagógica instalada na creche Tia Antonina pelo vereador Luis Claudio e a Secretaria de Agricultura Débora Vilar lançou oficialmente o projeto Sementes do Amanhã
O vereador Luis Claudio, presidente da comissão de educação da Câmara de Vereadores de Cuiabá, lançou o Projeto Sementes do Amanhã, iniciativa que visa a implantação de hortas pedagógicas nas creches e escolas de Cuiabá. A solenidade aconteceu, nesta quarta-feira (13), na Creche Comunitária Tia Antonina, localizada no bairro Morada da Serra (CPA1), e reuniu lideranças comunitárias, estudantes e autoridades.
Presente no lançamento do projeto a Secretária Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento, Débora Vilar, explicou que o vereador Luis Claudio a procurou com a proposta de desenvolver o trabalho das hortas pedagógicas, um projeto que começa a ganhar uma dimensão importante para a educação das crianças do município.
“Nossa secretaria reuniu a equipe técnica, elaborou o projeto e iniciamos o trabalho de implantação dos canteiros nas unidades educacionais mantidas pela Prefeitura. Criamos uma metodologia na qual os alunos participam de todas as etapas do processo. Que inclui o plantio, a irrigação, os cuidados e tratos culturais, a colheita, finalizando com a degustação das hortaliças e legumes produzidos pelas próprias crianças. Como professora que sou, vejo que a proposta contempla a implantação de atividades complementares previstas no currículo nacional para educação infantil, atividades que contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor das crianças”, ressaltou Débora Vilar.
Depois de participar do plantio de um canteiro junto com as crianças da creche Tia Antonina, o vereador Luis Claudio disse estar feliz com a inauguração da segunda unidade do Projeto Sementes do Amanhã. Segundo ele, o prefeito Emanuel Pinheiro tem acreditado e investido nas políticas públicas voltadas para implantação de uma educação mais humanizada, apoiando ideias e ações inovadoras como o projeto das hortas pedagógicas.
Nos sentimos gratificados e até emocionados em ver tantas crianças sendo beneficiadas com as atividades de plantio e colheita das hortas. Quando idealizamos este projeto já sabíamos da contribuição que ele traria para o desenvolvimento de nossos estudantes. São atividades que unem educação ambiental, lazer, socialização, segurança alimentar e um contato importante com a terra. Acreditamos também que estamos plantando no coração destas crianças esperança, alegria e a certeza um futuro melhor que só a educação pode proporcionar a todas elas”, destacou Luis Claudio.
Segundo o parlamentar, o Projeto será expandido para a maioria das escolas do município nos próximos meses.Ele esclareceu ainda que a instalação dos canteiros e o acompanhamento técnico e pedagógico das atividades também poderá ser requisitado por entidades filantrópicas que desenvolvem trabalhos educativos junto à comunidade.

Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luis Cláudio

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Comentários Facebook