Geral

Proprietários de postos de combustíveis recebem instruções para evitar penalidades

Publicado em

Proprietários de postos de combustíveis estão recebendo orientações do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) sobre normas e legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pequenos reparos que devem ser corrigidos nos estabelecimentos, evitando possíveis autuações pelo órgão de fiscalização.

A ação preventiva integra o 3º Ciclo de Encontros Regionais, desenvolvido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Sindipetróleo-MT). De 24 a 26 de agosto ocorrerá mais uma etapa dessas discussões nas cidades de Alta Floresta, Guarantã do Norte e Sinop.

As orientações são embasadas na Portaria do Inmetro nº 23/1985 e a NIE Dimel 004/1985, que apresentam um checklist que deve ser averiguado constantemente, principalmente sobre a bomba de combustível. São pequenos itens como mangueira, vazamentos, parte elétrica/conduítes, cujos problemas podem ser sanados pelo próprio estabelecimento.

“Com a explanação nos eventos notamos que diminuiu bastante a reclamação envolvendo esses itens”, frisou o diretor de Fiscalização do Ipem-MT, Rogério Ponce de Arruda.

VEJA TAMBÉM  Homicídios crescem para mulheres negras e caem para não negras

Além da conservação e inspeção das bombas, os participantes também recebem orientações sobre aferidores padrões, aferições periódicas, fraudes eletrônicas e os novos equipamentos que chegarão ao mercado em 2018, conforme estabelece a Portaria 181/2015.

“Essa portaria traz segurança e confiança metrológica. Por enquanto, o processo visa à organização do empresário, uma vez que ele precisará adquirir novos equipamentos, isso gera investimento, portanto precisa se preparar para as mudanças. A partir de 2018 ela entrará em vigor em todo o País”, frisou o técnico metrológico do Ipem, Rogério Henrique.

Dúvidas esclarecidas

O empresário Denílson Fraga Oliveira participou do 3º Ciclo, em Cuiabá, e avalia que o trabalho preventivo serviu também para esclarecer dúvidas. “É de grande valia essa ação, orientou na área básica, a gente precisa ter com mais frequência eventos desse porte. São orientações que a gente esquece no dia a dia, mas são extremamente importantes para evitar multas e autuações. É preciso estar sempre acendendo essa chama, relembrando”, avalia ele, que é proprietário do Posto Nossa Senhora, em Cuiabá.

VEJA TAMBÉM  Brasil ganha anti-prêmio Fóssil do Dia na COP28 por entrar na Opep+

“Para os empresários é uma importante parceria no sentido de que os órgãos fiscalizadores estejam mais próximos dos empresários, esclarecendo preventivamente e não só punindo”, destacou o presidente do Sindipetróleo, Aldo Locatelli.

Questões relacionadas à revenda de combustíveis e serviços prestados pelo Sindicato, como aumento dos custos operacionais, estão entre os assuntos discutidos nos encontros. Também há espaço para temas envolvendo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e outros órgãos de regulação. O revendedor ainda conhece mais sobre as empresas parceiras e benefícios.

Além de donos de postos, a programação está aberta para gerentes e frentistas, pois se trata de um ambiente para trocas de experiências.

Etapas

O 3º Ciclo de Encontros Regionais ocorrerá em Alta Floresta, no dia 24.08, no Hotel Floresta Amazônica; em Guarantã do Norte, no dia 25.08, na sede da Aceg; e em Sinop, no dia 26.08, na CDL. Em todos os locais o início do evento será às 9h.

VEJA TAMBÉM  Atlas da Notícia mostra que jornais locais vivem situação difícil

Outras cidades do estado já sediaram etapas do evento, como Água Boa, Barra do Garças, Confresa, Pontes e Lacerda, Mirassol d?Oeste, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis e Primavera do Leste.

A quinta etapa do 3º Ciclo está prevista para ser realizada até o final do ano, nas cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum e Juína.

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana