Geral

REM MT fortalece ações de resgate e atendimento à fauna em Mato Grosso no período de Emergência Ambiental

Publicado em

O Programa REM MT tem sido um importante aliado da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT), garantindo estrutura e recursos para as ações de monitoramento, resgate e atendimento veterinário de animais silvestres. 

 

O apoio do Programa inclui a locação de veículos 4×4, equipamentos, medicamentos e o custeio de hospedagem para profissionais e voluntários que atuam na linha de frente da conservação da fauna, durante o período de Emergência Ambiental, estabelecido pelo Decreto Estadual nº1403/2025, somando um investimento de aproximadamente R$250.000,00.

 

Entre os meses de agosto e setembro de 2025, as equipes da Gerência de Fauna Silvestre (GFAU) percorreram mais de 11 mil quilômetros em monitoramentos e atendimentos realizados principalmente na região do Pantanal mato-grossense, durante a operação ‘Ação Pantanal 2025’, que vai até 31 de dezembro de 2025.

 

Nesse período, mais de 300 animais silvestres foram visualizados na natureza, incluindo antas, cervos-do-pantanal, onças, bugios, jacarés e diversas aves. As equipes também realizaram oito resgates e dez solturas de animais, entre eles tatus-peba, gaviões, araras-canindé, corujas, tamanduás e macacos-prego, além de encaminhar espécies feridas para clínicas veterinárias parceiras.

VEJA TAMBÉM  Sesc Salgadeira está com processo seletivo aberto para contratação na área de cozinha e manutenção

As ações envolveram o trabalho conjunto da SEMA com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, órgãos também apoiados pelo Programa REM MT, além de ONGs e pousadas locais, por meio de um termo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública. 

As equipes também realizaram treinamentos sobre o uso de zarabatanas para anestesia animal, entrega de materiais educativos e vistorias em Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS).

De acordo com o coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da SEMA, Éder Toledo, o apoio do Programa REM MT tem sido decisivo para manter as equipes preparadas especialmente durante o período de seca, quando aumenta o risco de incêndios e a necessidade de atendimento emergencial à fauna.

“O REM tem sido um grande parceiro no fortalecimento, atendimento e na preparação para esse período. Conforme a necessidade, a gente atua em campo para fazer os resgates, tratamento dos animais vítimas de incêndio ou outras ocorrências no Pantanal, nas nossas unidades de conservação e em todo o estado de Mato Grosso”.

VEJA TAMBÉM  ‘GoiaBOO! Halloween’ terá desfile de fantasias e caça aos doces em Cuiabá neste sábado (25)

Além do atendimento direto, o trabalho contribui com o monitoramento ecológico e a conservação ambiental, objetivo central do Programa REM MT. “A fauna está inserida como um dos tripés da biodiversidade. Quando o REM MT apoia essas iniciativas, o ganho ambiental é enorme, pois atendemos animais de diferentes espécies, inclusive ameaçadas de extinção. Essa parceria fortalece a conservação da fauna e de toda a biodiversidade mato-grossense”, reforça o coordenador.

Com o apoio do REM MT, a Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da SEMA/MT segue ampliando sua capacidade operacional e fortalecendo as ações de proteção ambiental, garantindo a recuperação dos animais que necessitam de cuidados e seu retorno à natureza e que o Pantanal e outras regiões de Mato Grosso mantenham suas riquezas vivas e em equilíbrio.

CONHEÇA O REM MT

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento.

Na fase I, o Programa REM MT apoiou 155 projetos, beneficiando 131 organizações sociais, entre elas, 104 associações ou cooperativas. Os projetos abrangem os três biomas de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

VEJA TAMBÉM  Chapada dos Guimarães vira rota de chalés de alto padrão  inspirado na arquitetura europeia

Dentre os resultados alcançados, destacam-se as mais de 500 aldeias atendidas, onde vivem 43 povos indígenas, os 108 municípios mato-grossenses beneficiados, as mais de 44 mil pessoas atendidas e os 160 mil hectares de desmatamento evitados em Mato Grosso por meio da atuação do REM MT, nos anos de 2021 e 2022.

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 99321-9997 (WhatsApp).

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana