Residencial Santa Terezinha recebe o Projeto ‘Arboriza Cuiabá’

Câmara Municipal de Cuiabá

Os moradores do Residencial Santa Terezinha, região sul da Capital, receberam na manhã deste sábado (25) o Projeto ‘Arboriza Cuiabá’, que tem como objetivo central conscientizar e sensibilizar a população a plantar árvores e construir um meio ambiente saudável, despertando ações que favoreçam a melhoria da qualidade de vida e evitem a degradação do meio ambiente.
Essa iniciativa partiu da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, tendo a frente o presidente da Casa de Leis, vereador Misael Galvão (PTB), que esteve presente no ato fazendo seu discurso de abertura dos trabalhos, juntamente com os vereadores Orivaldo da Fármacia (Progressistas) e Mário Nadaf (PV).&nbsp
Logo após, com toda a sua equipe, Misael fez o plantio da primeira muda, tendo ao seu lado duas crianças do bairro que o acompanharam por toda a extensão do plantio.
“Hoje estamos dando início ao projeto-piloto do ‘Arboriza Cuiabá’, que faz parte das ações do programa ‘Câmara Móvel’, a onde vamos levar toda a nossa estrutura aos bairros da Capital, ouvindo as pessoas, sabendo das suas necessidades, procurando auxiliar no que for possível, pois este é o papel da Câmara Municipal. Estou muito feliz por estar aqui, nesta manhã ensolarada, com minha equipe, fazendo esse plantio. É muito gratificante poder contribuir para que Cuiabá volte a ter o título tão merecido de Cidade Verde”, destacou, emocionado, Misael Galvão.
O Horto Florestal de Cuiabá, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, se fazendo presente no plantio com o seu secretário José Roberto Stopa, foram os grandes parceiros desta ação inédita. Foram disponibilizadas 500 mudas, entre árvores frutíferas e ornamentais. 200 foram doadas para os moradores da região e 300 plantadas em um dos principais canteiros do Residencial, com aproximadamente 2.000 metros de extensão.
“Antes de mais nada quero parabenizar o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, todos os vereadores e os servidores do Legislativo que estão dando um ótimo exemplo de consciência ambiental com esse projeto, o ‘Arboriza Cuiabá’. Iniciativas como essa são louváveis pois nunca é demais cuidarmos do nosso meio ambiente, e principalmente plantando árvores, tão importante para os animais sobreviverem e para o ar que respiramos. A Prefeitura de Cuiabá é e sempre será parceira em ações positivas como essa, realizadas pelos vereadores de Cuiabá”, frisou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
Para o presidente do Residencial Santa Terezinha, senhor Márcio Néris, a Mesa Diretora da Câmara Municipal está dando um belo exemplo para as futuras gerações, cuidando do meio ambiente. “Quando os moradores aqui do Santa Terezinha ficaram sabendo que o nosso bairro foi escolhido pra receber esse projeto, a felicidade foi geral. Sofremos aqui com a falta de árvores, quase não temos sombras por aqui. Agora com 300 mudas plantadas e mais 200 espelhadas pelas casas vamos ter um local com mais oxigênio, mais verde, mais sombras para as nossas crianças brincarem. O vereador Misael Galvão foi muito feliz em criar esse projeto, e nós, moradores, mais felizes ainda por sermos os escolhidos para o ponta-pé desse trabalho ambiental”, justificou Néris.
Cabe ressaltar que desde quinta-feira, dia 23 de janeiro, alguns servidores da Câmara Municipal estiveram antecipando os preparativos do plantio, quando resolveram “colocar a mão na massa” e preparar os canteiros que receberam as mudas. De acordo com o secretário geral do Parlamento Cuiabano, que é responsável pelas tratativas necessárias para implantação do projeto ‘Arborizar Cuiabá’, tudo transcorreu dentro do programado e esperado.
“Nosso pessoal está aqui no Residencial Santa Terezinha desde de anteontem, preparando tudo, com muita garra e dedicação, para que a comunidade pudesse participar da nossa ação ambiental, e isso é muito gratificante. Só temos que agradecer a cada servidor que se empenhou para o sucesso desse evento”, concluiu o secretário geral da Câmara, Daniel Lima.
As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos. Atenta a essa dinâmica, a Câmara Municipal está fortalecendo os cuidados com o meio ambiente de Cuiabá, planejando a expansão do projeto ‘Arboriza Cuiabá’ para outros bairros da Capital.

Abraão Ribeiro | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook