Sala da Mulher entrega mais de duas toneladas de alimentos para HC e Avogas

Entrega de alimentos (Foto: Angelo Varela/ALMT)

A presidente da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Teresa Maluf,  entregou hoje (16.08) mais de duas toneladas de alimentos para duas entidades que trabalham com pacientes em tratamento de câncer. Foram beneficiados o Hospital de Câncer ,com 1.262 quilos, e a Avogas, com 837 quilos de alimentos não perecíveis. Os alimentos foram arrecadados em ações solidárias realizadas no Teatro de Cerrado Zulmira Canavarros numa parceria Sala da Mulher, Teatro e produtores culturais em eventos pagos com dois quilos de alimentos não perecíveis.

“Esta ação tem uma importância extrema para que pacientes tenham melhor qualidade de vida. São mais de duas toneladas de alimentos e eu só tenho a agradecer aos parceiros, os produtores musicais, que nos permitem atender pessoas num momento de fragilidade. A Sala da Mulher é o braço social da Assembleia Legislativa para abraçar todas as pessoas. E esta, em especial, foi uma parceria de dupla vitória com crianças (alunos do conservatório Dunga Rodrigues), tendo uma experiência profissional de estar no teatro e o público que contribuiu com alimentos”. Teresa disse ainda que a Sala da Mulher quer que a política de parceria fique marcada e tenha continuidade.

Os 2.099 quilos entregues hoje foram recolhidos em duas oportunidades: em 30 de julho, por ocasião do 3º Festival Internacional de Cultura Afro Aruandê Capoira, e nos dias 6 e 7 de agosto, na segunda edição do Concerto Solidário, que apresentou músicas executadas por pessoas de diferentes faixas etárias, alunos do conservatório musical Dunga Rodrigues.  Para a representante do conservatório, Edith Barros Seichas, foi um evento importante porque deu aos alunos a oportunidade de uma apresentação no teatro Zulmira Canavarros: “a apresentação no Zulmira Canavarros muda o comportamento dos alunos. Eles se sentem importantes, então agradeço a Sala da Mulher por nos dar a oportunidade de ajudar. Estamos agradecidos por estar contribuindo”, disse.

Luana Falcão, do Hospital de Câncer, considera que a parceria com a Sala da Mulher é importante para suplementar a alimentação dos pacientes e seus acompanhantes. “Graças a essas doações conseguimos oferecer seis refeições diárias aos pacientes, três aos acompanhantes e três aos nossos funcionários”.  Outro aspecto positivo das doações, segundo ela, é que é possível direcionar os recursos do SUS para uma alimentação especial que garante terapia nutricional com suplementos que custam muito caro, para pacientes carentes. “A alimentação é tão importante quanto a medicação para todos os pacientes e para alguns a suplementação nutricional garante qualidade de vida, com diminuição dos efeitos da radioterapia e quimioterapia”, finalizou ela.

A Associação Avogas também trabalha no atendimento a pessoas com câncer e seus acompanhantes. A entidade mantém um refeitório dentro do Hospital Santa Casa de Misericórdia. A presidente Elvira Palma disse que são gastos 5 quilos de arroz/dia e 3 quilos de feijão/dia, só no refeitório, além de verduras, legumes, frango e carnes vermelhas e que a entidade busca agora parceria para inserir o peixe na alimentação dos pacientes. A Avogas ainda oferta cestas de alimentos para pacientes carentes levarem para suas  casas, durante todo o tratamento. Elvira disse que “a parceria com a Sala da Mulher garante um atendimento aos pacientes carentes e é de grande importância na vida das pessoas em tratamento”.

Fonte: AL MT
Comentários Facebook