Saúde promove workshop sobre avaliação de tecnologia

Membros da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica (CPFT), profissionais de saúde e gestores participam do primeiro workshop sobre ?Uso da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) como ferramenta na tomada de decisão no Sistema Único de Saúde (SUS)?. Nesta quinta-feira e sexta-feira (18.08 e 19.08), os participantes irão entender a importância da tecnologia em saúde numa tomada de decisão e ainda fomentá-la na prática diária.

A presidente da CPFT, Kelli Carneiro de Freitas Tanaka, explica que a ATS são medicamentos, materiais, equipamentos e procedimentos, sistemas organizacionais, educacionais de informação e de suporte, e programas e protocolo assistenciais, onde a atenção e os cuidados com a saúde são prestados a população. “O tema do workshop é contemporâneo e tem se destacado nas discussões da área de saúde, em parte devido à crescente demanda por novas tecnologias nos tratamentos”.

Neste sentido, segundo a presidente, a avaliação de tecnologia tem se mostrado uma ferramenta útil para qualificar a tomada de decisão em saúde já que agrupa informações de benefício, custos e possíveis impactos no sistema de saúde de uma provável escolha.

Ainda na abertura, a membro da CPFT, Luci Emilia de Oliveira, destacou a importância da medicina baseada em evidência e avaliação de tecnologias em saúde e, logo em seguida, foi a vez da apresentação da farmacêutica Luisa Daige Marques, do Hospital São Benedito de Cuiabá, que destacou a formulação de uma pergunta de avaliação usando a estratégia PICO.

No período da tarde foram explanados os temas ?Conhecendo a população e a patologia estudada?, pela doutora Neyres Zinia de Jesus, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); ?Como encontrar o comparador adequado?, por Luci Emilia de Oliveira; ?Onde encontrar evidências para responder minha questão de PICO?, com doutor Helder Cassio de Oliveira, do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM); e ?Como fazer análise crítica da evidência encontrada?, com Kelli Freitas Nakata.

Amanhã (19.08), o workshop prossegue, no Data SUS, com aulas práticas sobre os seguintes temas: análises críticas, de evidências, conhecendo os medicamentos e procedimentos ofertados e a busca de informações sobre tecnologias: registro e preço.

Comentários Facebook