SBC aponta que procedimentos estéticos em homens cresceram 30% nos últimos 5 anos

Acabou o tabu de que só mulher faz cirurgia plástica. Uma pesquisa divulgada em 2020 pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBC) aponta que subiu 30% o número de pacientes do gênero masculino que têm ido em busca de cirurgias estéticas.

Antes eram apenas 5% de homens que buscavam os procedimentos estéticos para eliminar rugas e deixar o corpo com aparência de em forma.

Dados de pesquisa Ibope apontam que em 2019, das 650 mil cirurgias plásticas realizadas, 104 mil foram em homens. O procedimento mais realizado foi a cirurgia das pálpebras com 19 mil cirurgias, seguido do nariz, com quase 16 mil, e lipoaspiração, com pouco mais de 15 mil.

Hoje não só as mulheres querem ter a aparência jovem e um belo físico, mas o mercado profissional visa a qualificação e também a aparência. E com a popularização das cirurgias estéticas aliadas as novas tecnologias, os homens resolveram também experimentar sem medo quebrando os paradigmas que somente as mulheres lutam por um corpo e uma aparência mais bonita.

Alguns homens querem corrigir um ‘defeitinho’, outros querem melhorar a performance física com cirurgias em que se coloca prótese na panturrilha ou então fazer uma lipo HD que deixa o corpo mais definido. Geralmente o público masculino procura o cirurgião após os 35 anos seja para retirar as bolsas da pálpebra ou então para corrigir o desvio de septo no nariz. Essa cirurgia é diferente da que é feita na mulher que geralmente quer afinar o nariz e arrebitar. O homem só quer mesmo tirar o ‘defeitinho’ do nariz torto ou com o osso mais saliente.

Outra diferença é a recuperação do homem que em geral é mais demorada que a da mulher pela reabilitação mais rápida do corpo feminino.

Mas sim, homens também descobriram que podem melhorar a aparência, desde que sejam procedimentos que acentuem ou corrijam ‘pequenos’ defeitos.

Quando o homem quer mudar totalmente a fisionomia como acontece com alguns artistas é importante se perguntar se realmente é isso que deseja e em alguns casos verificar se é um caso necessário.

O resultado não será como de seu amigo ou do artista porque seu biótipo é diferente e individual.

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: [email protected]

Comentários Facebook