Secretaria de Assistência realiza mutirão para substituição de cartões do Ser Família Emergencial 


A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza nos dias 18 e 19 de novembro um mutirão de atendimento para troca dos cartões do Programa Social Ser Família Emergencial. A distribuição será realizada no Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel – Cepac, das 8h às 17h30. Mais de 9 mil famílias estão contempladas no município.

Como explica a titular da pasta, Ana Cristina Vieira, o momento ainda requer atenção, e para que não haja aglomeração, a Secretaria de Assistência Social elaborou um cronograma para a distribuição do cartão, que será feita obedecendo à ordem alfabética. 
“No dia 18 de novembro deverão comparecer no local o beneficiário das iniciais A ao J. No dia 19 de novembro, os que possuem iniciais de K ao Z. É necessário que as famílias tenham em mente o dia certo para comparecer ao Cepac, uma vez que só serão atendidas as pessoas que tenham as iniciais inscritas para aquela data”, alertou a secretária.

Ana Cristina disse que as equipes da secretaria já estão mobilizadas para fazer a troca de todos os cartões, em dois dias do evento, mas aqueles que não conseguirem, por um motivo ou outro retirar os cartões nas datas previstas, poderão procurar a sede da Secretaria, localizada próximo a Prefeitura municipal, munidos de documentação pessoal e o cartão antigo, uma vez que será feita a substituição dos mesmos.

A coordenadora de Proteção Básica, Bernadete Miranda, comenta que a ação de troca dos cartões será acompanhada pela Guarda Municipal. “Estamos nos preparando para uma ação assertiva de troca de cartões com toda segurança. Lembrando que não serão emitidos novos cartões e não serão realizados novos cadastros, apenas a substituição “, acrescentou. 

Ana Cristina lembrou ainda que programa Ser Família é idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e gerenciado pela secretaria Adjunta de Programa e Projeto Especial e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania – Setasc, e consiste na distribuição de cartões que atendem a famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Governo de Mato Grosso prorrogou o auxílio Ser Família Emergencial. A criação da Lei 602/2021  permitiu a ampliação do auxílio financeiro para R$ 200, pago bimestralmente a partir do mês de outubro de 2021 até dezembro de 2022. “Recebemos uma recomendação da Secretária de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, Rosamaria Carvalho, para fazer a distribuição dos cartões até o dia 30 de novembro, por isso vamos realizar esse mutirão para acelerar a entrega desses cartões para as famílias beneficiadas de Várzea Grande”.
O Ser Família é fornecido às famílias com renda mensal per capita de até R$ 89, inscritas no Cadastro Único das Políticas Sociais Brasileiras do Ministério da Cidadania (CadÚnico), e também no Programa Bolsa Família.

Comentários Facebook