Secretaria promove Campeonato de Faro e encontro de canis da segurança pública

A Secretaria de Estado de Segurança Pública promove no próximo mês de outubro o 1º Encontro Mato-grossense dos Canis das Forças de Segurança Pública e Campeonato de Faro (entorpecentes). O evento é organizado pela Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário, da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, e tem o objetivo de reunir cães e profissionais cinotécnicos que atuam nas atividades de segurança pública no estado, entre eles o Sistema Penitenciário, unidades especializadas da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil, Guarda Municipal de Várzea Grande, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.  

O evento será no dia 5 de outubro, no entorno da Arena Pantanal, próximo à área da piscina, das 8h às 17h e é aberto ao público.

Os canis das forças de Segurança Pública que desejam participar devem fazer inscrição prévia, por meio de formulário, indicando nome do cinotécnico e do cão que vai competir.

Conforme um dos organizadores, o agente penitenciário e cinotécnico Jeziel Marques, a ideia é demonstrar o emprego dos cães na área de segurança e também promover a integração entre os diversos canis existentes na estrutura das forças de segurança de Mato Grosso, como os canis das unidades prisionais, o Canil Integrado da Fronteira, do Grupo Especial de Fronteira; o canil do Batalhão de Operações Especiais da PM e o canil dos bombeiros, cujos animais já foram empregados, inclusive, em missões de busca no exterior. Todos os cães que atuam em serviços de segurança são adestrados para farejar substâncias entorpecentes, busca e resgate a pessoas desaparecidas e vítimas de afogamento, proteção e captura.

Serão realizadas no Campeonato de Faro, oficinas com provas de detecção de entorpecentes entre os cães participantes. Além disso, haverá feira de adoção de cães e gatos. “Quem se dispuser a acolher um animal que está em abrigo, o evento também será uma chance para que o público conheça e leve para casa um animal de sua escolha. Temos um parceiro que apoia o evento e tem um projeto de proteção a animais, que estará no evento”, explica Jeziel Marques.

Todas as provas serão acompanhadas por um juri técnico.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook