Secretaria realiza Caminhada Ecológica e Limpeza Ecológica no Parque Bernardo Berneck

 

A segunda edição da Caminhada Ecológica e Limpeza Ecológica entorno do Parque Bernardo Berneck realizada pela Secretaria  Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável ocorre nesta quinta-feira (21), às 8h no Parque. A programação faz parte da abertura da Semana Municipal  Lixo Zero Várzea Grande que tem intuito de despertar a consciência cidadã para a preservação ambiental e destinação correta do lixo da cidade.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Célio Santos, nesta segunda edição acredita que a caminhada tem adesão de mais participantes. “Nossa missão é agregar mais pessoas com o propósito de defendermos o Meio Ambiente. Vamos estimular a conscientização e orientar sobre a coleta e destinação de resíduos e lixo. A Secretaria tem vários projetos que fomentam condutas ecologicamente corretas, como plantio de mudas e o cuidado com a natureza para garantirmos planeta habitável para as próximas gerações. A caminhada ecológica  leva a educação de uma maneira tranquila e saudável”, frisa o secretário.

“A Caminhada Ecológica vai contribuir para retirada de resíduos descartáveis e conscientizar a população acerca da Educação Ambiental. A ação é  instituída pela Lei 4634/20, que determina a Semana Municipal do Lixo Zero. É fundamental que as pessoas entendam que se cada um fizer a sua parte conseguiremos cuidar bem deste bem precioso, que é o meio ambiente. A sustentabilidade começa dentro da própria casa”, afirmou o secretário.

O secretário explica que a ONG Lixo Zero é instituída nacionalmente e tem comissão nas regiões com a perspectiva de conscientizar população e destinação correta do lixo.  O  intuito destas comissões é preservar meio ambiente e as respectivas nascentes.  “A proposta vai reunir pessoas em defesa da natureza e ao mesmo tempo conscientizar. Essa caminhada faz com que tenhamos  além da limpeza,  a oportunidade de apreciar as belezas naturais do Parque Bernardo Berneck.

Ao longo da semana acontecerá programação diversificada com oficinas de reciclagem, oficinas de compostagem, lançamento de ecopontos de reciclagem de vidros e coleta de lixo.

A ação é fundamental para alertar a população sobre a importância da sustentabilidade do meio ambiente. A ação envolve a Organização Não Governamental Lixo Zero VG; Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Educação Ambiental e Secretaria de Serviços Públicos.

Comentários Facebook