Secretário de Saúde se apresenta a membros de órgãos colegiados

Com 10 anos de experiência na área o gestor definiu que o conhecimento lhe dá um norte das prioridades – Foto por: Anderson Acendino

Com 10 anos de experiência na área o gestor definiu que o conhecimento lhe dá um norte das prioridades

O secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva, se apresentou aos membros da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e do Conselho Estadual de Saúde (CES) em reunião ordinárias nesta quarta-feira (03.08). O secretário falou sobre suas expectativas e frisou que precisará da ajuda dos membros dos órgãos colegiados. ?Vamos fazer a diferença?, afirmou.

A reunião com o CIB foi realizada na parte da manhã, na Escola Pública de Saúde, enquanto que a reunião com o CES foi realizada a tarde, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Com experiência de dez anos na Secretaria de Saúde de Nova Mutum, João Batista disse que as prioridades estarão na atenção básica, média e alta complexidade, além de investimentos no segmento. O novo secretário afirmou que a meta da gestão é melhorar o atendimento aos cidadãos. ?Nunca almejei ser secretário de Estado de Saúde, mas aceite o compromisso depositado pelo governador Pedro Taques e peço humildemente a todos que venham somar comigo neste desafio. Preciso da CIB e do Conselho para fazermos a diferença na Saúde?.

João Batista também falou sobre a valorização dos servidores. Ele destacou a utilização da Escola de Saúde Pública, com cursos de aprimoramento, e afirmou que o servidor precisa estar feliz e satisfeito com o seu ambiente de trabalho para promover a saúde.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT), Silvia Regina Cremonez Sirena, desejou boas vindas ao gestor e se colocou a disposição para auxiliá-lo no que for preciso. ?Estamos aqui para somar e cobrar. Temos conhecimento dos gargalos e somando a isso toda uma crise que afeta os estados da federação. Fazer a diferença na saúde é um desejo de todos, por isso, desejo sorte e conte conosco?.

O vice-presidente do CES, José Alves Martins, eleito durante a reunião e que representa o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), desejou sucesso ao secretário e também destacou a necessidade de mudanças significativas na condução da pasta. ?Estou assumindo assim como o senhor o compromisso de lutar por melhores condições na saúde do estado. Represento uma categoria, mas o SUS é universal e precisamos mudar essa triste realidade que vivemos?, disse José Alves.

Órgãos colegiados

O Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso é um órgão colegiado, de decisão superior, de caráter permanente e deliberativo e tem objetivo de acompanhar e avaliar a execução das ações da saúde. Aos conselheiros, cabe ainda formular prioridades da política do Sistema Único de Saúde (SUS) em conjunto com a equipe de saúde da gestão governamental. As reuniões ordinárias acontecem toda primeira quarta-feira do mês.

A CIB é uma instância colegiada que atua como foro privilegiado de negociação, de decisão e de regulamentação quanto aos aspectos operacionais do SUS/MT e descentralização das ações e serviços de saúde no âmbito estadual. Tem como finalidade promover a normatização, regulamentação, avaliação, negociação e decisão dos aspectos operacionais do SUS/MT.

Comentários Facebook