Secretário levanta demandas de obras em Vale de São Domingos

Secretário e equipe visitam municípios do interior e levam informações técnicas a gestores locais – Foto por: Assessoria Secid-MT

Secretário e equipe visitam municípios do interior e levam informações técnicas a gestores locais

A ?Caravana Secid?, liderada pelo secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto, visitou nesta quarta-feira (31.08) o município de Vale de São Domingos (a 439 km de Cuiabá). Além de apresentar o programa GeoCidades e a importância da implantação de uma coordenadoria de Defesa Civil, a equipe levantou as principais demandas da cidade. Entre elas estão serviços de iluminação, lama asfáltica para as avenidas principais, construção de um centro de convivência para idosos e saneamento, que envolve esgoto, água e resíduos sólidos.

“Um centro para os idosos será muito importante para nosso lazer. Nós também precisamos nos divertir”, enfatizou Vicente Lopes, 74 anos um dos fundadores da cidade. A Prefeitura garantiu que os projetos para iluminação e construção do centro de convivência para idosos serão protocolados até a primeira quinzena de setembro, na Secretaria das Cidades.

Chiletto ouviu atentamente os pedidos dos moradores e garantiu uma gestão séria e honesta para atender as necessidades de Vale de São Domingos. “É para isso que eu vim aqui, saber quais as principais demandas que o município possui. Não vim prometer que irei atender todas as demandas da cidade porque será impossível, mas irei trabalhar para consentir a prioridade número um”, explicou o secretário.

De acordo com Manuel Pereira, que mora há 35 anos em Vale de São Domingos, em gestões anteriores o Governo de Mato Grosso nunca se fez presente para conhecer e saber o que a população precisa. Agora, com essas visitas a população está sendo ouvida. “Para mim parece um sonho. Nunca veio nenhum secretário, nenhum político aqui para saber o que eu quero para minha cidade amada. Estou muito feliz e acredito no trabalho desse governo em atender nossas necessidades”, disse.

Ainda durante a visita, Chiletto apresentou o programa estadual GeoCidades, ferramenta fundamental para a realização do plano diretor de cada município. Dentre as informações disponíveis no sistema estão dados sobre planejamento urbano, finanças, saúde, serviços urbanos, esporte e lazer, educação, infraestrutura, obras públicas, habitação, e ainda a regularização fundiária. O chefe do Executivo de Vale de São Domingos assinou o termo de cooperação para utilização do software.

Defesa Civil

O gerente de Articulação e Comando Operacional da Defesa Civil, sargento BM Wagner Soares, passou aos munícipes a importância e trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil no Estado. “Expusemos todas as competências da Defesa Civil e principalmente a importância de cada município se preparar para os possíveis desastres naturais. A partir da criação da coordenadoria a nossa equipe se deslocará aos municípios novamente para realizar o treinamento de cada coordenador local”, explicou Soares.

A Defesa Civil é um sistema nacional responsável pela viabilização de recursos federais de forma emergencial e pelo atendimento aos municípios com prevenção e gerenciamento de desastres. 

Porto Esperidião

Ainda na quarta-feira (31.08), o secretário Eduardo Chiletto visitou o município de Porto Esperidião (a 342 km de Cuiabá). Na cidade, ele realizou reuniões técnicas com os gestores locais. O Executivo municipal também aderiu ao Programa GeoCidades da Secid, o que possibilitou a entrega de computador ao município para funcionalidade do sistema.

Para fechar a semana, a equipe da Secid visitará ainda os municípios de Comodoro, Conquista D?Oeste, Nova Lacerda e Pontes e Lacerda. 

Comentários Facebook